Campeão, mais pontos, melhor ataque, o Grêmio dominou também a seleção do Gauchão 2018. Em uma festa no Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, foram escolhidos destaques do campeonato seis jogadores, o técnico e um dirigente gremistas. O craque também teve o carimbo do título.
A defesa teve três representantes tricolores: Marcelo Grohe, Geromel e Kannemann. Completaram o setor o lateral-direito Itaqui, do Avenida, e o esquerdo Iago, do Inter.
No meio-campo, Arthur ganhou a companhia do xavante Leandro Leite, enquanto a dupla mais adiantada teve Luan e D'Alessandro. O ataque foi composto por Everton e Michel, do São Luiz, goleador do Estadual com oito gols. Everton abocanhou também o troféu de craque do Gauchão. Iago foi a revelação.
Fora de campo, Renato Portaluppi levou o prêmio de melhor técnico, André Zanotta, executivo gremista, o de dirigente. Na arbitragem, os escolhidos foram Leandro Vuaden e Lúcio Flor (auxiliar).
Como há folga para o grupo até quarta – a partir da estreia no Brasileirão, no sábado, haverá jogos em meios e finais de semana até a Copa do Mundo –, o Grêmio teve dois jogadores na festa: Grohe e Geromel.
— Tínhamos esse desejo de ganhar o Gauchão. No ano passado, caímos na semifinal. Então vir na festa esse ano como campeão é fenomenal – disse o zagueiro.
Goleador do Gauchão pela segunda vez, Michel comemorou a premiação.
— Tinha colocado como meta ser goleador e consegui, graças a Deus e aos meus companheiros. Entro em um grupo seleto – disse o centroavante, artilheiro também em 2015, pelo Passo Fundo.
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, elogiou o nível do campeonato:
— Foi uma competição de alto nível, sem maiores problemas e que termina com essa festa bonita.
Sobre a seleção do campeonato, declarou:
— É justa. Completamente justa.
Confira a seleção do Gauchão:
Goleiro: Marcelo Grohe (Grêmio)
Zagueiros: Pedro Geromel (Grêmio) e Kannemann (Grêmio)
Lateral-direito: Itaqui (Avenida)
Lateral-esquerdo: Iago (Inter)
Meio-campo: Arthur (Grêmio), Leandro Leite (Brasil-Pel), Luan (Grêmio) e D'Alessandro (Inter)
Ataque: Everton (Grêmio) e Michel (São Luiz)
Craque: Everton (Grêmio)
Revelação: Iago (Inter)
Melhor técnico: Renato Portaluppi (Grêmio)
Melhor dirigente: André Zanotta (Grêmio)
Melhor árbitro: Leandro Vuaden
Melhor auxiliar: Lúcio Flor