O criador do Orkut planeja relançar a rede social. O engenheiro turco Orkut Buyukkokte deve recrutar profissionais do Vale do Silício e executivos de São Paulo para a retomada do site, que foi sucesso nos anos 2000, principalmente no Brasil e na Índia.Em visita ao país para participar do Rio Innovation Week, o fundador ressaltou ao g1 que o Orkut era uma rede social autêntica e teceu críticas às plataformas atuais.“Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social. Em vez de conectar pessoas, criar comunidades, é sobre profissionais de marketing, corporações e influenciadores. E como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve”, disse o engenheiro.Apesar do anúncio da volta, o programador não deu prazo. Ele garantiu que os estudos para o relançamento estão avançados (desde 2022, o site foi reativado com uma mensagem que avisa que algo novo estava sendo construído).
O Orkut chegou a ter 300 milhões de usuários em todo mundo.
Segundo o engenheiro, as plataformas atuais priorizam o lucro em cima de "negatividade e raiva". “Elas priorizam o lucro sobre a segurança e elas realmente lucram com a negatividade e a raiva porque as emoções negativas mantêm as pessoas afastadas por mais tempo, o que significa que elas passam mais tempo olhando anúncios e essas empresas conseguem lucrar mais exibindo anúncios e também coletando e vendendo dados. As mídias sociais são tão tóxicas agora”, disse.
Relembre
Desenvolvida pelo engenheiro de software Orkut Buyukkokten, enquanto ele trabalhava para o Google, a rede social foi uma febre entre os brasileiros nos anos 2000. A rede social foi desativada pelo Google em setembro de 2014, em função de sua popularidade declinar com o crescimento do Facebook e outras redes sociais.
Características do Orkut
- Comunidades: fóruns de discussão parecidos com os grupos do Facebook.
- Depoimentos: um espaço reservado para que amigos escrevessem homenagens aos usuários.
- Recados (scraps): permitiam deixar mensagens em um mural dos usuários.
- Correntes: os scraps também eram usados para divulgar correntes.
- Atributos: um perfil podia ser apontado como sexy, confiável e legal.