13/08/2024 às 10h02min - Atualizada em 13/08/2024 às 10h02min
Dia Internacional dos Canhotos: conheça curiosidades sobre a característica
Gaucha ZH
Cerca de 10% da população mundial é canhota. São pessoas que têm a lateralidade – área psicomotora associada à consciência de que o corpo tem dois lados – esquerda. Não se sabe ao certo a origem dessa característica, se eles têm mais ou menos habilidades. Nesta terça-feira, 13 de agosto, é celebrado o Dia Internacional dos Canhotos.
O cérebro humano é formado por dois lados, o hemisfério direito e o esquerdo, e são eles os responsáveis por definir se uma pessoa vai ser canhota ou destra. Já os chamados "ambidestros" são aqueles que não apresentam predomínio claro de dominância cerebral e acabam usando os dois lados do corpo. Apenas 1% da população integra esse grupo.
Mitos sobre uma pessoa canhota
Existem muitos mitos sobre o canhotismo. Alguns acreditam que são pessoas mais criativas em razão do hemisfério cerebral direito, que é o lado responsável pela intuição e criatividade. Além disso, há crendices que indicam os canhotos como pessoas mais inteligentes e introvertidas que os destros. De acordo com especialistas, até existem alguns estudos que avaliam os aspectos sociais e comportamentais dos canhotos, mas ainda não se chegou a nada conclusivo sobre essas afirmações.
O que se sabe sobre canhotos?
De acordo com o médico do Hospital Moinhos de Vento e professor de neuropediatria da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) João Ricardo Hans Massena, canhotos têm uma maior especialização do hemisfério direito enquanto os destros apresentam essa característica no hemisfério esquerdo. No seu lado de preferência, a pessoa terá habilidades mais desenvolvidas como força, precisão, velocidade e coordenação dos movimentos.
A professora do curso de Fisioterapia da Universidade Feevale, Simone de Paula Dillenburg, acrescenta que o conceito do canhotismo está muito atrelado à dominância manual, ou seja, a lateralidade de uso das mãos. Em relação às outras partes do corpo, não há uma regra e isso vai depender das experiências e práticas do indivíduo. Alguns podem ter lateralidade cruzada, ou seja, escrevem com a mão direita e chutam melhor com a perna esquerda. Isso é considerado resultado da prática individual ao longo da vida.
Segundo Simone, é possível dizer que existem dois fatores principais que interferem na lateralidade de cada pessoa: o ambiental e o genético. A hereditariedade tem um papel relevante nesta definição, mas não é determinante. Cerca de 10% das crianças filhas de pais destros serão canhotas. Já quando um dos pais é canhoto, 20% dos filhos terão a lateralidade esquerda dominante. Esse percentual sobe para 25% em casos em que mãe e pai têm preferência pelo lado esquerdo do corpo.
Por outro lado, a experiência do indivíduo ao longo da vida e os fatores ambientais influenciam diretamente na preferência ou dominância manual. Além disso, segundo Massena, só é possível determinar com precisão se alguém será canhoto, destro ou até ambidestro a partir dos seis anos de idade. O período anterior a isso é usado como experimentação pelas crianças até definirem suas preferências.
Dificuldades enfrentadas por canhotos
Em média 90% das pessoas são destras, portanto, o mundo acaba sendo feito de destros para destros. Isso faz com que pessoas canhotas precisem estar constantemente se adaptando.
— As crianças terão dificuldades numa sala de aula porque a classe não é para ela, terão dificuldade com uma tesoura, com um caderno. Quando chegam na vida laboral, podem ter dificuldades com os maquinários, por exemplo. Antigamente os canhotos eram considerados pessoas desajeitadas e atrapalhadas, mas era só porque os equipamentos não haviam sido desenvolvidos para eles. Culturalmente, isso foi vigente por muito tempo — detalha o professor da Unisinos.
Muitos desses itens já são fabricados com adaptações tendo em vista as pessoas canhotas, mas ainda não são realidade na maioria dos lugares. Fora isso, a fisioterapeuta também ressalta que, para o canhoto escrever, é necessário que a pessoa faça uma flexão maior do punho ou uma verticalização do papel, evitando que a mão passe por cima da escrita sujando de tinta ou borrando o que foi escrito. Na fase escolar, Massena destaca também a importância dos professores conseguirem oferecer possibilidades de aprendizagem que apoiem as crianças.