O Brasileirão se tornou prioridade no Grêmio. Mesmo com jogos pela Copa do Brasil e da Libertadores, a preocupação no clube é deixar de vez o Z-4 da competição. Por isso que nesta quarta-feira (10), às 18h30min, o Tricolor coloca o que tem de melhor em campo para enfrentar o Cruzeiro. Mesmo que isso indique preservações contra o Operário-PR, domingo, no jogo que vale vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.São sete rodadas convivendo com a zona de rebaixamento. Por isso a direção entende que é melhor focar forças no Brasileirão e ter uma provável equipe alternativa no final de semana. As lições aprendidas nas últimas partidas no Estádio Centenário também ligam o alerta para evitar novos tropeços na temporada.Após vencer o Fluminense e se frustrar com o empate cedido ao Palmeiras, o Grêmio quer aproveitar o fator local para melhorar seu aproveitamento e tirar um pouco da pressão sobre os jogadores.
— Ninguém gosta de ver um clube do tamanho que é o Grêmio nessa situação. O jogador erra o passe, não arrisca tanto uma jogada. Essas coisas são normais no futebol. A vitória muda tudo da noite para o dia. Temos de trabalhar para ver se conseguimos essa vitória na quarta-feira. Vai ser mais uma pedreira, mais uma final que nós temos — analisou Renato Portaluppi após a derrota para o Juventude no último final de semana.Um dos movimentos feitos pela direção para garantir esse clima favorável se mostrou bem-sucedido nos jogos no Centenário até agora. Depois da partida contra o Fluminense, o clube anunciou promoção de ingressos para enfrentar o Palmeiras — foram mais de 15 mil gremistas nas arquibancadas. A medida está mantida para o confronto desta quarta.— O torcedor é o nosso 12º jogador. Com a ajuda dele, as coisas vão ser mais fáceis para a gente sair da situação. Se o torcedor vier e incentivar, já é meio caminho andado — disse.
Provável time
A defesa será o setor com mais mudanças. Além do retorno de Marchesín, a dupla deve ter Kannemann ao lado de Gustavo Martins. No meio, a tendência é de que Pepê recupere a condição de titular e jogue ao lado de Villasanti. O restante da equipe deve ser mantido. Quem fica de fora é Soteldo, que tinha a previsão de jogar. O venezuelano viajou para seu país após a disputa da Copa América e não retornou a Porto Alegre para o treinamento da manhã de ontem.