27/05/2024 às 10h50min - Atualizada em 27/05/2024 às 10h50min
Modelo de Córdoba vence e participante de 60 anos ganha "melhor rosto" no Miss Argentina 2024
Gaucha ZH
Luiz Robaio/AFP Na noite de sábado (25), durante concurso realizado no Auditório Belgrano, em Buenos Aires, a modelo e atriz Magalí Benejam Corthey, 29 anos, foi coroada Miss Argentina. Representando a província de Córdoba, ela competiu com outras 27 candidatas de diversas regiões do país. Um dos destaques da noite ficou com a Miss Buenos Aires, Alejandra Marisa Rodríguez, 60, que venceu o prêmio especial de "melhor rosto". As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Magalí é modelo, atriz e estudante de Astrologia. Em seu perfil nas redes sociais, com 16 mil seguidores, ela compartilha fotos de seus trabalhos na moda. Agora, a nova Miss Argentina começará a se preparar para representar o país no Miss Universo 2024, previsto para novembro deste ano, no México.
Quem passou a coroa foi Yamile Dajud, vencedora 2023, que não ficou entre as 20 semifinalistas no mundial do ano passado. A Argentina venceu o Miss Universo apenas uma única vez, em 1962, com Norma Nolan.
Já a Miss Buenos Aires, Alejandra Marisa Rodríguez, 60, não avançou muito no concurso, alcançando apenas o primeiro corte entre as 15 semifinalistas (Top 15). No entanto, ela recebeu o prêmio especial de "melhor rosto", que reconhece a miss com a beleza facial mais impressionante. Advogada e jornalista, Alejandra teve grande repercussão na imprensa mundial nas últimas semanas por ser a primeira de sua faixa etária a participar do concurso.
"Estou emocionada em representar este novo paradigma nos concursos de beleza. Estamos inaugurando uma nova etapa em que as mulheres não são apenas beleza física, mas um conjunto de valores. Beleza tem a ver com a atitude perante a vida", escreveu ela nas redes sociais.
A candidatura de Alejandra só foi possível devido à mudança na regra de idade anunciada pela organização do Miss Universo em setembro passado, eliminando os limites de idade para participar do concurso. Essa novidade é histórica, pois nunca havia ocorrido em mais de 70 anos de existência da competição, criada em 1952, e entrou em vigor em janeiro de 2024. Antes disso, apenas misses entre 18 e 28 anos podiam competir.
A edição mais recente do Miss Universo, realizada em novembro passado, foi considerada a mais plural até agora. Além de contar com duas mulheres transgênero (representando Portugal e Holanda), teve a participação de uma modelo plus size (Miss Nepal) e duas mães (misses Colômbia e Guatemala). A atual vencedora do Miss Universo é a nicaraguense Sheynnis Palacios, 23 anos, que passará a coroa em novembro deste ano.
Top 6
Miss Córdoba, Magalí Benejam Corthey, 29 anos
Miss Santa Fe, Yoana Don, 33 anos
Miss Corrientes, Selene Bublitz, 25 anos
Miss Chaco, Maria Jose Caramsander, 20 anos
Miss La Rioja, Ana Paula Brizuela, 30 anos
Miss Islas Del Atlántico Sur, Agostina Caute, 27 anos