23/04/2024 às 09h12min - Atualizada em 23/04/2024 às 09h12min

Onda de calor atinge parte do RS nesta semana; temperatura pode ficar até 5ºC acima da média

GZH
Climatempo / Reprodução
Uma região de alta pressão favorece a formação da quarta onda de calor do ano no Brasil, alcançando parte do RS. Desta vez, o fenômeno começará a afetar áreas do Mato Grosso do Sul e Paraná e, lentamente, migrará para o leste do Sudeste do país, onde ficará estacionado atuando como um bloqueio atmosférico, dificultando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste. No Rio Grande do Sul, essa onda afetará as Missões, o Norte e a Serra, onde a temperatura deve variar entre 3°C e 5°C acima da média para o período de 22 de abril a 2 de maio.
Esse sistema de alta pressão, que se forma nos níveis médios da atmosfera no Centro-Sul do Brasil, favorece a manutenção do ar quente e inibe a formação de nuvens carregadas. Assim, a temperatura se eleva no país. Apesar desse aumento, os gaúchos não deverão sentir tanto impacto de início, pois deve chover, pelo menos, até a próxima quinta-feira (25), amenizando o calorão, que deverá ser sentido mais entre a sexta-feira (26) e o final de semana, quando a chuva perde intensidade.
Por fim, de acordo com o meteorologista, o fenômeno não deverá afetar outras regiões do RS, que terão temperaturas dentro da normalidade para a época. É possível até que fiquem abaixo do padrão, devido à chuva que continua no Estado e à incursão de uma massa de ar frio vinda do alto-mar. A onda de calor deve persistir, pelo menos, até o dia 2 de maio. A Climatempo ressalta que, embora os modelos meteorológicos indiquem a manutenção deste padrão climático até esse período, há possibilidade da manutenção pela primeira semana de maio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp