18/04/2024 às 07h53min - Atualizada em 18/04/2024 às 07h53min
Massa de ar polar associada a ciclone extratropical traz temperatura baixa, geada e neblina ao RS
GZH
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Depois de uma sequência de dias de chuva, o frio chegou ao Rio Grande do Sul. Alguns municípios registraram mínimas próximas dos 11°C nesta quarta-feira (17) e a previsão é que a massa de ar frio que passa pelo Estado se intensifique nos próximos dias, podendo causar temperatura baixa, geada e nevoeiro.
Uma frente fria, associada a um ciclone extratropical que se desloca em direção ao sudeste do país, trouxe a massa de ar polar continental de forte intensidade ao Estado, causando redução significativa da temperatura em algumas regiões. Segundo a Climatempo, esse foi um ciclone intenso e potente, que teve bastante força para puxar essa massa de ar mais gelada.
— Na quinta-feira (18), esse frio vai ganhar força e as mínimas devem ficar ainda mais baixas do que as registradas na quarta-feira. Nos pontos mais altos da serra gaúcha, como na região de Campos de Cima da Serra, há condição de geada isolada — prevê Vanessa Gehm, meteorologista da Sala de Situação do Rio Grande do Sul.
Em São José dos Ausentes, por exemplo, a temperatura de quinta-feira deve variar entre 5°C e 18°C. Em Rio Grande, no sul do Estado, a variação será menor, podendo ficar entre 12°C e 20°C. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o dia será um pouco mais quente: a mínima prevista é de 13°C e a máxima, 25°C. Na Campanha e Noroeste, há chance de o dia amanhecer com bastante neblina.
Já em Porto Alegre, a mínima prevista é de 14°C, enquanto a máxima pode chegar a 24°C. Nos próximos dias, a Capital pode quebrar o recorde de frio de 2024, uma vez que a menor temperatura do ano foi 15,6°C, registrada em 6 de março.
A manhã de sexta-feira (19) ainda deverá ser de muita geada na Serra, condição bastante comum nesta época do ano. Já o nevoeiro deve aparecer nas regiões Metropolitana e dos Vales. Em Porto Alegre, a temperatura pode variar entre 14°C e 25°C. Em Vacaria, na Serra, a temperatura mínima pode chegar aos 6°C. Nas outras regiões do Estado, os termômetros não devem registrar índices tão baixos.
— A tendência de temperatura baixa deve continuar até sábado (20). No domingo (21), a massa de ar frio perde intensidade porque o vento vira de norte e traz mais calor do norte do Brasil. As mínimas continuarão baixas, mas as máximas podem subir — garante Guilherme Alves Borges, meteorologista da Climatempo.
Até o final de semana, o padrão dos dias deve ser típico do outono gaúcho: manhãs e noites frias, com tardes mais quentes e de tempo firme. No domingo, algumas regiões do Estado podem ter pancadas isoladas de chuva durante o dia. No começo da próxima semana, a previsão se intensifica e pode afetar mais municípios.