17/04/2024 às 10h48min - Atualizada em 17/04/2024 às 10h48min

As três missões do Grêmio para conseguir um bom resultado contra o Athletico.

Tricolor busca vitória para afastar pressão do ambiente do clube.

GZH
Lucas Uebel / Divulgação Grêmio

O Grêmio volta a campo nesta quarta-feira (17), às 19h, contra o Athletico-PR. Um confronto pela segunda rodada do Brasileirão, mas que tem implicações muito maiores do que o posicionamento das equipes na largada da competição. Após duas derrotas em sequência, Huachipato, na Liberadores ,e o Vasco, no domingo (14), o Tricolor joga pela tranquilidade e por evitar que a instabilidade apareça de vez no ambiente do clube. O jogo na Arena ganhou contornos de decisão, mesmo com a comemoração do heptacampeonato do Gauchão apenas 11 dias atrás. Confira abaixo os três pontos decisivos para o Grêmio terminar a noite desta quarta sem a pressão.
Parar de tomar gols
A dificuldade de proteger a defesa não é novidade para ninguém que tenha observado o Grêmio nesta temporada. O Tricolor é o time com o pior rendimento no quesito entre todos os participantes da Série A. São 22 gols em 20 partidas, uma média de 1,1 gol sofrido por jogo. O aproveitamento defensivo é um dos problemas na lista de afazeres de Renato Portaluppi.
Precisa começar urgentemente no Grêmio um compromisso coletivo sem a bola. Isso não inclui só zagueiros e volantes. mas também meias e os atacantes. Sem isso, o mínimo no futebol de competição, os volantes adversários seguirão desfilando e sendo escolhidos os melhores em campo – analisa Diogo Olivier, comentarista de GZH.
Geromel, preservado da viagem ao Rio de Janeiro, deve retornar. Marchesín, criticado pelo volume de gols sofridos, será mantido. Du Queiroz e Villasanti devem formar a dupla de volantes.
Melhorar produção ofensiva
A falta de uma melhor pontaria custou caro nas duas últimas derrotas. A partida contra o Huachipato terminou com 18 finalizações gremistas, com apenas cinco no alvo. O jogo contra o Vasco teve seis finalizações do Tricolor, mas só duas acertaram o gol defendido por Léo Jardim. Por mais que o sistema defensivo tenha recebido críticas, os homens do ataque também deixaram a desejar.
A missão de marcar gols ficou ainda mais difícil com a notícia da lesão de Diego Costa. Sem o ex-centroavante de Chelsea e Atlético de Madrid, a responsabilidade deverá ficar com JP Galvão. Com três gols em 16 jogos, o atacante deve ser o escolhido por Renato para a partida na Arena. A dúvida no setor é quem jogará junto no campo de ataque. Pavon e Cristaldo são as opções certas, com a disputa entre Soteldo e Gustavo Nunes no lado esquerdo.

O Gustavinho fez um grande Estadual, assim como o Soteldo, que precisa de ritmo de jogo. Vou precisar dos dois, não importa quem começa, vou precisar dos dois — projetou Renato, após a partida em São Januário..
Recuperar peças importantes
A direção trabalha para entregar novas peças a Renato até o fim desta minijanela de transferências de abril. Até a próxima sexta-feira, prazo dado pela CBF para novas contratações, a esperança é de que desembarquem em Porto Alegre um volante e mais um zagueiro. Mas até lá, o técnico do Grêmio terá de recuperar alguns dos jogadores criticados pelo torcedor. Uma tarefa a realizar com ao menos uma peça de cada um dos setores. Uma lista que vai de J.P Galvão, Soteldo, os zagueiros, Marchesín e que termina com Du Queiroz.

Na ausência do Pepê, vai o Du Queiroz escalar novamente. Ele tem bola, mas não está entregando nada nos últimos jogos. Soteldo também. Entendo que ele queira dar ritmo, mas talvez não começando o jogo. O Gustavinho está melhor do que ele - afirmou Queki, comentarista gremista de GZH.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp