09/04/2024 às 10h01min - Atualizada em 09/04/2024 às 10h01min
Parada em março, duplicação em trecho da BR-386 será retomada na próxima semana
Gaucha ZH
Depois pouco mais de um mês com obras paradas, a duplicação da BR-386 será retomada no trecho entre Marques de Souza e Lajeado. As obras serão retomadas na próxima segunda-feira (15).
A CCR ViaSul escolheu o grupo que irá concluir os trabalhos. O Consórcio Construtor ViaSul, formado pelas empresas OECI, antiga Odebrecht, e pelo grupo chinês Power China, que já executava a duplicação no trecho entre Soledade e Fontoura Xavier, será o responsável. Também será de sua competência o término das faixas adicionais entre Lajeado e Estrela.
De acordo com a CCR ViaSul, ainda não é possível estimar quando essas obras serão concluídas. Um novo cronograma será apresentado nos próximos 30 dias.
As obras estavam sendo realizadas pela construtora Eurovias, que apresentava problemas de execução. De julho de 2021 a março de 2024, a Eurovias conseguiu duplicar só 11 dos 20 quilômetros previstos. Pelo cronograma inicial, as obras deveriam terminar em julho do ano passado.
Segundo a CCR, 92% dos serviços já foram concluídos. Neste restante de obra devem ser investidos R$ 120 milhões.
O trecho pronto já está em uso. Também estão concluídos três novos acessos, duas passarelas, um retorno, um viaduto e cinco pontes, além de 10 quilômetros de ruas laterais.
Pedágio mais barato
Em fevereiro, o pedágio nas rodovias administradas pela CCR ViaSul teve redução de 5,1%. Um dos motivos disso ter ocorrido foi não ter concluído a duplicação entre Marques de Souza e Lajeado.