03/04/2024 às 10h38min - Atualizada em 03/04/2024 às 10h38min

Erros defensivos derrubam estratégia do Grêmio na Libertadores.

Tricolor sofreu dois gols do The Srongest, em La Paz.

GZH
Lucas Uebel / Divulgação Grêmio

Priorizando o Gauchão, a semana de decisões do Grêmio teve o resultado esperado na Bolívia. Na última terça-feira (2), em sua estreia na Libertadores, o Tricolor perdeu para o The Strongest por 2 a 0 e começou em desvantagem no Grupo C. Uma derrota que passa mais pelos erros da defesa do time reserva gremista do que pelas dificuldades impostas da altitude de 3,6 mil metros de La Paz. Renato Portaluppi reforçou em sua entrevista coletiva que a estratégia do clube era priorizar o Gauchão. O clube se programou para deixar os titulares em Porto Alegre, focando no jogo deste sábado contra o Juventude.

Poderíamos ter perdido com os titulares também. Vieram vários times aqui no passado e perderam com reservas e com titulares. Estamos pensando na frente, temos uma decisão. Vários jogadores deixaram o Jaconi reclamando de dores musculares. Não podia arriscar aqui, com a altitude. De maneira alguma — disse o técnico.

O treinador do Grêmio explicou que a estratégia para enfrentar o The Strongest na altitude foi a de adotar uma postura mais defensiva, sem correr riscos de expor demais a equipe ao contra-ataque do adversário.
Procuramos baixar a marcação, para não espalharmos o time e dar espaço ao adversário. Tentamos isso no primeiro tempo. No intervalo pedi para adiantarmos a marcação e melhoramos. Mas aqui, quando damos espaço, a altitude complica. Não é a desculpa para termos perdido o jogo. Poderíamos ter saído com um resultado melhor pelo que deixamos de entregar em campo — disse.

Apesar de rejeitar a ideia de que o Grêmio poderia ter feito mais caso tivesse utilizado titulares na partida, Renato mandou um recado aos jogadores que decepcionaram. O técnico deixou claro que quem não aproveitar as oportunidades, perderá espaço no grupo.

Desde o início do ano falei que todos teriam oportunidades. Cabe aos jogadores mostrarem. As oportunidades aparecem e vão seguir aparecendo. Cabe ao jogador dar o máximo para começar ou estar no pensamento do técnico. Conheço bem essa equipe que jogou hoje (terça-feira), conheço todos e sei da capacidade deles. Se tem alguém que não está rendendo, vejo também. A fila anda e seguirá andando — afirmou.
A boa notícia que o time recebeu na Bolívia foi a atuação de Marchesín. Recuperado de uma lesão muscular, e preparado nos treinos das últimas semanas, o goleiro fez valer sua experiência na Bolívia. O argentino fez uma série de boas intervenções e cresce na disputa com Caíque pela disputa do posto de titular.

A verdade é que estou triste pelo resultado, tínhamos a ilusão de largar bem na competição. Mas é só o começo, agora é recuperar no próximo jogo — comentou Marchesin, ao fim da partida.Os titulares, que permaneceram se preparando em Porto Alegre, terão o retorno de Renato Portaluppi no comando dos treinos no CT Luiz Carvalho. A mudança provável para a partida de sábado contra o Juventude é o retorno de Mayk, que cumpriu suspensão no última final de semana, no lugar de Fabio na lateral esquerda.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp