26/03/2024 às 11h17min - Atualizada em 26/03/2024 às 11h17min

Ampliações de atendimentos marcam a comemoração dos 19 anos da Aapecan

Aapecan
Em março, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) celebra 19 anos de atuação no Rio Grande do Sul com a campanha "Viva Aapecan". A história que começou a ser construída por um grupo de voluntários nos hospitais de referência em tratamento oncológico, na cidade de Caxias do Sul (RS), hoje conta com 15 Unidades no Estado.
A primeira Unidade foi inaugurada em 2005, em solo caxiense. De lá para cá, outras 14 Unidades foram inauguradas - a mais recente em Santa Rosa em 2023. Neste ano, a instituição comemora novas conquistas, sendo elas, as inaugurações das sedes próprias das Unidades de Caxias do Sul, Pelotas e Lagoa Vermelha, previstas para este ano.
O fundador e diretor-executivo, Paulo Vasques celebra a trajetória da Aapecan nos últimos anos: "Sempre digo, nós tivemos a iniciativa, idealizamos nosso projeto, mas o sucesso da Aapecan é graças as pessoas que foram chegando, acreditaram na ideia, uniram-se ao trabalho e entenderam que estamos acima de tudo em uma missão", pontua.
Frente a fragilidade social, econômica e emocional que a doença provoca nas pessoas com diagnóstico de Câncer e em toda a família, a Associação oferece apoio com assistentes sociais e psicólogos, os quais acolhem, orientam e identificam as necessidades de cada usuário. Ao longo dos anos, mais de 26 mil pessoas passaram pela instituição.
Somente no ano passado, 5.526 pessoas foram atendidas pela Associação, totalizando 275.475 atendimentos sociais, psicológicos, nutricionais e jurídicos. Além disso, 97.568 refeições foram distribuídas aos usuários e acompanhantes em 11 Casas de Apoio, assim como a realização de 12.889 grupos de apoio e oficinas (artesanato, culinária, música, reiki, entre outras). 
Aapecan em Ijuí
Inaugurada e 21 de janeiro de 2011, a Unidade Ijuí da Aapecan é uma das mais concorridas dentre as 15 existentes em todo o Rio Grande do Sul, abrangendo em torno de 280 municípios que possuem como referência o Cacon do Hospital HCI.
Na Unidade, que já conquistou seu prédio próprio, são realizados atendimentos de serviço social, psicologia e grupos de apoio, oficinas – de artesanato, preparação de pães, bolos, sucos, doces, salgados e reciclagem. São mais de 500 usuários ativos, que mensalmente vão até a Unidade em busca de suportes como esses. Para isso, os benefícios materiais são concedidos mediante avaliação do Serviço Social.
A Casa de Apoio tem capacidade para 30 pessoas, entre usuário e seu acompanhante. Aberta de segunda a sexta-feira, oferece aos usuários, hospedados ou não, refeições diárias que incluem café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, tudo de forma gratuita.
Apoio da comunidade é fundamental
O trabalho desenvolvido pela Associação é mantido com o apoio da comunidade por meio das doações em recursos. O contato prévio é feito pelo setor de Captação de Recursos da instituição, que realiza ligações aos contribuintes, a fim de apresentar a iniciativa.
É possível apoiar com doações pelo PIX (por meio do CNPJ: 07.280.658/0004-96), transferência ou depósito bancário, de forma presencial nas Unidades da Aapecan ou pelo mensageiro. Além disso, a instituição também aceita doações em roupas, alimentos, produtos de limpeza e higiene. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (55) 9.8153-0123.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp