26/03/2024 às 09h16min - Atualizada em 26/03/2024 às 09h16min

Leite se reúne com Haddad em "Dia D" para renegociação da dívida do RS com a União

GZH
Gustavo Mansur / Palácio Piratini
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reúne-se nesta terça-feira (26) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar da renegociação da dívida do Estado com a União. A reunião terá início às 8h e será realizada na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília. A secretária estadual da Fazenda, Pricilla Santana, deve acompanhar Leite no encontro, que também deverá ter a presença dos outros governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).
Na reunião, Haddad apresentará aos governadores uma proposta do governo federal para a renegociação da dívida dos Estados com a União — no caso do Rio Grande do Sul, a dívida total chega a cerca de R$ 92,9 bilhões. A proposta, que já tem aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverá ser feita em formato de projeto de lei e posteriormente enviada ao Congresso para aprovação, caso os governadores concordem com os termos.
A principal demanda do governo gaúcho em relação à renegociação da dívida é que sejam modificados os termos de correção anual do valor. Atualmente, o indexador da dívida está fixado no índice que mede a inflação do país, o IPCA, + 4% de juros ao ano — valor que os Estados devedores desejam reduzir para pelo menos 3% — ou na Taxa Selic, o que for menor.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp