15/03/2024 às 10h59min - Atualizada em 15/03/2024 às 10h59min

Os jogadores de Grêmio e Caxias que ameaçam o goleador do Gauchão .

Atacantes das duas equipes estão com apenas dois gols a menos do que Michel.

GZH
Lucas Uebel / Divulgação Grêmio

Grêmio e Caxias vivem uma situação curiosa em sua jornada até as semifinais do Gauchão. Dos 41 gols marcados pelo Tricolor e pelo Grená, incluindo o contra feito por Renê no Gre-Nal, são 24 jogadores listados com contribuições. Álvaro e Tomas Bastos contra Pavon, André Henrique, Cristaldo e J.P Galvão estão na briga por quem terminará na frente na lista de artilheiros. Uma disputa que terá seu primeiro capítulo pelas semifinais neste sábado (16), às 16h30min, em Caxias do Sul.

Os artilheiros dos dois times tentam superar Michel, centroavante do Guarany de Bagé, que tem cinco gols na competição e aguarda ansiosamente o fim para saber se será o primeiro jogador da história do Gauchão a ser três vezes goleador do campeonato. Foi em 2015, pelo Passo Fundo, e em 2018, pelo São Luiz.

Vou estar na frente da TV secando. Eles que vão fazer gol na Copa do Brasil, no Brasileirão, na Libertadores, na Sul-Americana... Deixem o Gauchão para mim.

Pavon e Diego Costa se destacaram nos últimos jogos

Em reconstrução depois de uma janela com sete contratações, o time do Grêmio começou a tomar a formar definitiva nas últimas semanas. Um dos motivos que explica a pulverização dos gols entre 15 jogadores. Renato Portaluppi mesmo assim conseguiu formar um time ofensivo. O Tricolor é o melhor ataque da competição, com 25 gols em 12 jogos.

Depois do Gre-Nal, quando Pavon e Diego Costa assumiram a titularidade, a dupla entrou forte na briga pelo posto de homem-gol da equipe. A peça que em tese mais concentra a responsabilidade de marcar gols tem cumprido a missão. O ex-centroavante de Chelsea e Atlético de Madrid marcou dois gols em duas partidas. Enquanto o argentino fez três em quatro jogos.

Um dos principais artilheiros da década passada do Grêmio, Jonas vê semelhanças nesse quesito do time atual com a equipes em que ele atuava entre 2007 a 2011.

É muito parecido com o período em que eu joguei aí. O Grêmio é um time diferente do ano passado, principalmente no ataque, já que saiu seu principal goleador. Então acaba que os jogadores que estão chegando precisam de um tempo de adaptação e entrosamento. Depois vai emplacar, com certeza. E tem o Renato, que conhece tudo por aí. Logo, logo os atacantes vão marcar gols com mais frequência e a tendência é melhorar ainda mais para o Campeonato Brasileiro — afirmou o ex-camisa 7.

Mesmo de longe, e sem conseguir acompanhar com a frequência desejada, Baltazar tem autoridade para falar da arte de fazer gols em Gauchão. Maior artilheiro de uma edição da competição, com 28 gols em 1980, o ex-centroavante vive com a família em São Carlos, no interior de São Paulo. Aposentado do futebol, após uma carreira como jogador e mais recentemente como agente, ele vê o esporte mais colaborativo do que na sua época.

Acredito que no futebol de hoje se distribui mais entre os jogadores, acaba espalhando mais os gols. É mais difícil de concentrar em apenas um jogador. Ter um artilheiro, do ponto de vista individual, acaba concentrando a confiança dos companheiros. Mas quando são vários jogadores que podem definir, facilita para o coletivo. É mais difícil do adversário focar — analisa.

Goleadores do Grêmio

3 gols - Pavon, André Henrique, Cristaldo, J.P Galvão

2 gols - Diego Costa

1 gol - Gustavo Martins, Soteldo, Nathan Fernandes, Fabio, Gustavo Nunes, Everton Galdino, Geromel, João Pedro, Reinaldo e Villasanti

Retorno de goleadores é a arma de Argel

Pelo lado grená do confronto, Álvaro e Tomas Bastos esperam repetir a jornada do primeiro encontro entre os times no Gauchão. Adversário gremista na estreia, o Caxias venceu o jogo por 2 a 1 com um gol de cada um dos seus candidatos à artilharia. Depois de alguns jogos, o retorno da dupla é uma arma a mais para o técnico Argel Fuchs.

É um jogo que a gente gosta de trabalhar. Vamos ser nós mesmos, ter o nosso DNA, o nosso exército grená, ao nosso lado que a gente leva lá para dentro do vestiário. Eu só ganhei no futebol, como treinador e como jogador, competindo e jogando dessa forma.Lesionado em boa parte do Estadual, Álvaro fez apenas seis jogos no Gauchão, o centroavante deve ser uma das novidades de Argel para este sábado. A expulsão de Gabriel Silva abre espaço no ataque para o retorno do camisa 9.

Goleadores do Caxias

3 gols - Álvaro, Tomas Bastos

2 gols - Joel Vinícius, Emerson Martins e Gabriel Silva

1 gol - Augusto Galvan, Vitor Feijão, Marcelo e Cézar


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp