O prazo para que os contribuintes brasileiros entreguem suas declarações do Imposto de Renda 2024, ano-base 2023, começa nesta sexta-feira, 15. Nesta terça-feira, 12, a Receita Federal liberou o programa para declaração do Imposto de Renda 2024. A declaração pré-preenchida também foi disponibilizada, mas é preciso ter conta ouro ou prata no portal gov.br para ter acesso ao recurso.
O programa é baixado em um site específico de download da Receita. Também é possível declarar o IR pelo aplicativo Meu Imposto de Renda ou fazer a declaração online pelo Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). O prazo de entrega vai até 31 de maio. Quanto mais rápido for feita a entrega da declaração, mais rápido será feita a restituição do IR, se houver.
Também conta o formato escolhido e a forma de recebimento, se no formato pré preenchida e usando o Pix como recebimento da restituição. A Receita Federal projeta receber 43 milhões de declarações neste ano. Até o final do prazo em 2023, que foi também 31 de maio, foram entregues 41,1 milhões de declarações, enquanto a Receita Federal esperava 39,5 milhões de documentos.
Deste total 24% foram pré-preenchidas, 57% no modelo simplificado. No Rio Grande do Sul, foram 2,8 milhões de declarações dos quais 26% pré-preenchidas. Um total de 23,84% não tinham imposto nem a pagar nem a receber, enquanto 56,45% tinham imposto a restituir.