A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta terça-feira, 05, outras três mortes ocasionadas por dengue no RS. As vítimas são pessoas que residiam em Cerro Largo, Giruá e Frederico Westphalen.Com as confirmações o estado totaliza 14 óbitos ocasionados pela doença. Mais de 27 mil notificações de dengue já foram emitidas pelo estado com 12.234 casos confirmados e outros 8.526 em investigação. Ao todo, 466 dos 497 municípios gaúchos estão infestados.Em Cerro Largo, a vítima é uma mulher de 67 anos, com comorbidades e que morreu em 22 de fevereiro. Ainda nas proximidades de Santo Ângelo, um homem, de 72 anos, sem comorbidades, faleceu no último dia 1º de março em Giruá. Já a vítima de Frederico Westphalen é uma mulher de 26 anos, falecida em 28 de fevereiro. Ela não tinha doenças que pudessem causar risco de morte.
Como evitar
A melhor maneira de evitar a dengue é eliminar os focos de água parada. Trocar regularmente a água dos animais. Manter as caixas d’água tampadas e utilizar repelentes.
Sintomas
Em caso de sintomas como febre alta por, pelo menos, dois dias, manchas avermelhadas na pele, dores no corpo, dores nas articulações e atrás dos olhos, procure imediatamente o médico.