27/02/2024 às 19h32min - Atualizada em 27/02/2024 às 19h32min

Números confirmam evolução da Saúde no município de Três Passos.

Três Passos News
Foto: Prefeitura/Divulgação

A evolução dos números da Saúde Pública de Três Passos, dos últimos três anos, comprova que a atual Gestão Municipal, conduzida pelo prefeito Arlei Tomazoni e pelo vice-prefeito, Rodrigo Ipê, foi a que mais fez investimentos na área, em todos os tempos.

São muitas mudanças que trouxeram avanços e apesar dos inúmeros desafios, o impacto positivo pode ser mensurado pelos percentuais investidos que demonstram comprometimento.

O Município aplicou anualmente em ações e serviços de saúde, nestes primeiros anos de governo, uma média de 20,98%, sendo que o mínimo determinado pela Constituição Federal deve ser de 15% de tudo que for arrecadado com impostos. Conforme o Tribunal de Conta do Estado, no ano de 2021 o percentual registrado foi de 16,58%, em 2022 de 22,44% e em 2023 registrou-se o maior investimento dos últimos anos chegando a 23,93%.

Os números avalizam todo o trabalho realizado para que o cidadão trespassense possa receber um bom atendimento nos serviços de saúde, que refletem consideravelmente na melhoria da qualidade de vida.

Recorde de Consultas e Exames Especializados

Na busca pela humanização dos atendimentos em saúde, permitindo o acesso da população a consultas e exames especializados modernos e de alto nível, a Administração Municipal tem convênio com o Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado (CISA).

O investimento na aquisição destas consultas e exames, possibilitou um aumento expressivo de quatro vezes no valor que vinha sendo empregado. Ou seja, passou de R$ 460 mil em 2020 para cerca de R$ 1,7 milhão em 2023, resultando em um salto significativo de 12 mil para 22 mil atendimentos.

Com organização, economicidade e transparência está se conseguindo diminuir a fila de espera dos pacientes que necessitam de consultas e exames. Mas a busca para suprir a demanda não para, por isso a Secretaria Municipal de Saúde tem procurado alternativas eficientes, trocado experiências além das fronteiras do município e definido estratégias conjuntas para implementar ações visando entregar à população serviços resolutivos.

Maior Concurso Público da história melhora o quadro de profissionais da saúde

Com muito planejamento e ação, um dos maiores problemas enfrentados pela Atenção Básica do Município, situação comum de todo o país, estava na falta de médicos para atender nas Estratégias de Saúde da Família (ESF).

Mais uma vitória da Administração Municipal, que foi em busca de alternativas, fez um trabalho minucioso e realizou o maior Concurso Público da história de Três Passos, que supriu a falta de tantos profissionais, dentre estes, da área da medicina.

Graças a este empenho, hoje, a Secretaria Municipal de Saúde possui em sua estrutura, cobertura de 100% nas ESFs, sendo oito delas, com equipes completas de médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de Farmácia, servente e agentes comunitários de saúde.

Outra importante conquista: desde 2023, conta com o segundo médico em cinco ESFs, desenvolvendo assim, um atendimento humanizado para os pacientes que necessitam, em todo o seu estágio de vida.

O Posto da Floresta foi reativado em 2022, e, hoje, conta com atendimento médico nas terças e sextas-feiras à tarde; serviços de enfermagem, em dias alternados, atendendo grupo e realizando preventivos; e de professor de educação física, em toda sexta-feira, à tarde.

Qualificação no transporte de passageiros

A frota de veículos da Saúde é qualificada para a realização do transporte de passageiros, demanda esta que agora conta com um segundo ônibus que possibilita mais conforto e segurança na rotina diária das pessoas que precisam viajar para realizar seu tratamento de saúde.

Com a aquisição do novo ônibus, através de recursos próprios economizados pela atual gestão, foi possível disponibilizar dois horários para que os pacientes possam chegar mais cedo em casa.

As viagens realizadas são para que os usuários da Atenção Básica recebam atendimento nos seguintes serviços de saúde: Oncologia, Hemodiálise, Vascular de Alta Complexidade, Cardiologia de Alta Complexidade, consultas e exames especializados nos Centros de Referência.

Nestes três anos de gestão foram 9.006 mil viagens para transportar 35.607 mil passageiros. Deste total, no ano de 2021, foram 2.610 viagens e 9.696 passageiros transportados; já em 2022, são contabilizadas 3.271 viagens e 12.286 usuários transportados; e, em 2023, foram 3.125 viagens para transportar 13.625 pacientes.

 

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