21/02/2024 às 19h17min - Atualizada em 21/02/2024 às 19h17min

Comitiva de Três Passos participa de encontro promovido pelo governo do RS sobre combate à dengue.

Prefeitura de Três Passos
Christian Baum/ Assessor de Comunicação da Prefeitura de Três Passos
Teve início nesta terça-feira, dia 21, e segue até sexta, 23 de fevereiro, uma força-tarefa da Secretaria Estadual da Saúde para apoiar o enfrentamento à dengue em Tenente Portela, Redentora, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e demais municípios da Região Noroeste, vinculados às 2ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS).
Três Passos faz parte da 2ª CRS e está participando com um comitiva formada pela Secretária de Saúde Maria Helena Krummenauer, Servidora da epidemiologia Raquel, administradora do Hospital de Caridade, Leila Bender, presidente da câmara de vereadores Flávio Habitzreiter, presidente do conselho de saúde, Lotario Schlindwein e Lucas Real chefe da equipe de enfermagem do Hospital de Caridade.
As equipes realizam reuniões e visitas in loco nas comunidades durante os três dias. A força-trefa da SES que entrará em ação junto com as prefeituras municipais e CRS é formada por profissionais de saúde e gestores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE).
As equipes designadas para prestar apoio aos municípios desenvolvem atividades de orientação e prevenção aos focos do mosquito. Medidas de verificação de pátios e locais propícios para formação de criadouros serão intensificadas junto aos moradores da cidade. Entre as estratégias, está a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI-Aedes), que prevê a aplicação de inseticida em áreas de repouso dos insetos.
O método é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Estudos em outros países demonstraram que, após uma única aplicação, há uma redução sensível ao longo dos meses no número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes.
Agenda de atividades da força-tarefa
    Quarta-feira (21/2) -15h às 17h - reunião com gestores da 2ª CRS em Frederico Westphalen
    Quinta-feira (22/2) - visitas a Tenente Portela (manhã) e Redentora (à tarde)
    Sexta-feira (23/2) - 8h30 às 10h30 - reunião com gestores da 15ª CRS em Palmeira das Missões
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp