13/02/2024 às 10h10min - Atualizada em 13/02/2024 às 10h10min
Clima castiga lavouras de milho e baixa produtividade deve marcar safra na região.
OBSERVADOR REGIONAL
Rádio Uirapuru O clima é um desafio constante para o produtor na lavoura. Em anos de seca, nada vinga. Chuvas demais também geram problema e o resultado, nos dois casos, é impacto negativo na produção. O mês de fevereiro está sendo marcado por chuvas abaixo da média história na região e o resultado já é visto nas lavouras de milho, que devem ter sua colheita iniciada no próximo dia 20.
Conforme o engenheiro agrônomo Claudio Doro, que integra a equipe do programa semanal Cotações e Mercado, a baixa produtividade já é evidente. Há lavouras, na região, que estão com até 25 sacas de milho por hectare sendo previstas, outras com 65 sacas. Os custos por hectare são de 134 sacas, deixando muitos produtores no prejuízo.
Explicou que há casos de Proagro já sendo acionados diante da baixa produtividade prevista. Explicou que o milho sofreu com o excesso de chuva nos primeiros dias, exigindo replantio. Na época da floração faltou chuva e isso trouxe como resultado espigas pequenas e mal formadas. Aliado a isso, o preço do milho é muito baixo, na faixa dos R$50 Reais a saca, o que aumenta a preocupação do setor.