09/02/2024 às 10h35min - Atualizada em 09/02/2024 às 10h35min

Grêmio anuncia a contratação de Diego Costa.

Jogador chega a Porto Alegre nos próximos dias para fazer exames médicos.

GZH
Victor Silva / Botafogo
O mistério de quem será o novo centroavante do Grêmio foi revelado. Na noite desta quinta-feira (8), o clube anunciou a contratação de Diego Costa. O jogador assina contrato até o fim de 2024.
O último clube do atleta foi Botafogo, onde era reserva de Tiquinho Soares. O vínculo se encerrou no fim do ano passado e, desde então, Diego Costa, aos 35 anos, estava em clube.
Ele teve o melhor momento da carreira entre 2017 e 2020, quando atuou pelo Atlético de Madrid. De acordo com o Grêmio, o atleta naturalizado espanhol chega nos próximos dias a Porto Alegre para realizar os exames médicos.
No Rio de Janeiro, Diego Costa fez três gols em 15 jogos. O jogador foi anunciado pela equipe carioca em agosto do ano passado, depois de passagem pelo Wolverhampton, da Inglaterra. Foram 25 jogos e apenas um gol pelo time inglês. 
O regresso de Diego Costa ao Brasil ocorreu em 2021, quando atuou pelo Atlético-MG e participou dos títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil, jogando 19 partidas, com cinco gols e uma assistência. 
Contudo, a carreira do centroavante tem raízes profundas na Europa, em especial na Espanha e na Inglaterra. Foi ídolo no Atlético de Madrid, onde teve duas passagens e conquistou títulos como o Campeonato Espanhol, três Copas da Uefa, uma Liga Europa e uma Taça da Espanha, sempre entre os artilheiros da equipe. O sucesso foi tamanho que ele chegou a ser convocado pela seleção da Espanha e atuou nas Copas do Mundo de 2014 e 2018. No país, também jogou pelo Celta de Vigo, Albacete, Valladolid e Rayo Vallecano até ganhar espaço no Atlético de Madrid.
No futebol inglês, foi duas vezes campeão nacional pelo Chelsea, nas temporadas de 2014/2015 e 2016/2017, além de vencer uma Copa da Inglaterra.  
Diego Costa é natural de Lagarto, no interior de Sergipe. Ele saiu ainda antes da idade adulta para atuar no futebol português, onde jogou pelo Penafiel e pelo Braga.
Setorista do Botafogo pela Super Rádio Tupi, o repórter Thiago Veras analisa a passagem do atacante pela equipe como positiva. A não renovação de contrato, segundo ele, passa pelo clima ruim entre o jogador e colegas de vestiário. 
— Ele teve momentos decisivos, como no 3 a 0 sobre o Bahia, quando fez dois gols. Era um momento de extrema dificuldade do Botafogo, com a lesão do Tiquinho Soares. Naturalmente, com o retorno do Tiquinho, ele teve uma minutagem menor. No geral, agregou. No fim, ele deu uma entrevista dizendo que a torcida podia comemorar, mas o elenco, não, que tinha que ser mais humilde. A declaração dele foi rebatida por praticamente todos os outros jogadores. Ali, ficou muito evidenciado que ele não tinha clima para continuar no Botafogo — explica Veras.
Já o comentarista da Rádio Globo Rafael Marques tem uma visão mais crítica sobre o período de Diego Costa no clube carioca. Ele também cita as declarações do atleta como o desfecho negativo da curta passagem. 
— É uma passagem para ser esquecida. Ele não teve desempenho técnico e raríssimos foram os momentos em que ele conseguiu ajudar o time no papel de finalizador. Havia a sombra do Tiquinho, que já era realidade. E aconteceu um episódio, não confessado pelas partes, que declarações do Diego Costa não caíram bem no vestiário. Falou de falta de foco, com jogadores colocando o individual na frente do coletivo. Uma indireta bem direta para o Tiquinho Soares. Não foi nem de perto o Diego Costa do Atlético de Madri, perdeu muitos gols e parecia estar sem a melhor condição física — opina o jornalista.
Quem é
    Nome: Diego da Silva da Costa
    Idade: 35 anos (7/10/1988)
    Altura: 1m88cm
    Posição: centroavante
    Clubes: Penafiel, Braga, Celta de Vigo, Albacete, Valladolid, Atlético de Madri, Rayo Vallecano, Chelsea, Atlético-MG, Wolverhampton e Botafogo
Por clubes e seleção
    560 jogos
    190 gols

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp