31/01/2024 às 19h07min - Atualizada em 31/01/2024 às 19h07min
Miraguaí: Mais um Secretário pede exoneração da Administração Municipal, desta vez foi o de Esportes.
Observador Regional
Rádio Planeta FM – 102.7 O secretário de Esporte e Turismo de Miraguaí, Ademir Gilmar Valk (Baruio), pediu exoneração do cargo na manhã desta quarta-feira, 31/01. Ocupava o cargo desde março do ano passado. Ele acompanha outros cinco secretários que deixaram a atual Administração Municipal neste mês de janeiro.
Desde que assumiu a pasta do Esporte, desenvolveu diversos projetos voltados a área esportiva com destaque para os campeonatos Copinha do Interior, bochas e 48, vôlei, futsal e escolinha de futsal. Neste início de 2024, estava voltado ao projeto do campeonato municipal varzeano.
Ademir Gilmar Valk (Baruio), é filiado ao PT e segue a debandada de secretários em decorrência da pré-candidatura a reeleição do atual prefeito, Luis Carlos Herman (Mosquito) do MDB. Eleito em eleição suplementar para cargo de dois anos, a pré-candidatura desbancou o apoio dos cinco partidos que integravam a base do governo municipal.
No dia 22/01, quatro secretários deixaram os cargos. O ex-prefeito Valdelirio Preto da Silva (Pretinho) do PT, ex-vice-prefeito Leonir Hartk (Neco) do PP. Pretinho, ocupava a Secretaria de Governo e Gestão e Neco a secretaria de Saúde. Além deles, saíram a secretária de Assistência Social, Elenir Pretto da Silva e de Administração, Miceli de Oliveira Liedtke Borchartt.
O anúncio havia sido feito pelo prefeito Luis Carlos Hermann (Mosquito), no programa informativo da Prefeitura, no 20/01. Segundo Mosquito, os motivos seriam desalinhamentos políticos.
No dia 25/01 o secretário de Agricultura, Erno Fenske (PT), entregou pedido de exoneração do cargo que vinha ocupando desde janeiro de 2021, iniciada na gestão de Pretinho e Neco.
Neste dia 31/01, foi a vez de Ademir Gilmar Valk (Baruio). Suplente de vereador pelo PDT na eleição municipal de 2020, posteriormente ingressou no PT, chegando ao cargo de secretário de Esporte. “Proporcionamos a população uma oportunidade de lazer e socialização através dos diversos eventos esportivos que foram promovidos durante sua gestão”, destacou o então secretário.
Pelo Partido dos Trabalhadores, Baruio vai colocar seu nome a disposição como pré-candidato à vereador. Segundo ele, conta com o apoio do atual vereador Valdir de Jesus (Papo) e do ex-secretário de Agricultura, Erno Fenske.