29/01/2024 às 19h03min - Atualizada em 29/01/2024 às 19h03min
DetranRS e Sefaz alertam para sites falsos de pagamento do IPVA.
OBSERVADOR REGIONAL
Foto: Reprodução Detran Os canais de atendimento do DetranRS têm recebido relatos de sites falsos para pagamento do IPVA 2024. A Autarquia, em conjunto com a Procergs e Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz RS), trabalha para tirar as páginas do ar, mas pede cuidado redobrado com os golpes na hora do pagamento do IPVA e taxa de licenciamento. Golpistas tem utilizado links falsos, guias e até códigos Pix fake, que direcionam o pagamento para pessoas físicas ou outras pessoas jurídicas.
Fique atento para endereços falsos e golpes na internet, para consultar o valor e gerar o QR Code baixe o aplicativo IPVA RS ou acesse o site: www.ipva.rs.gov.br ou acessar a Central de Serviços do DetranRS em www.detran.rs.gov.br. Lembrando que o Governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA e que os sites verdadeiros do Governo e da geração do QR Code para pagamentos Pix estão no domínio – rs.gov.br/
Como pagar O proprietário deverá apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Consulte o valor do IPVA e faça o pagamento do seu veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por Pix também está disponível em mais de 760 instituições. O contribuinte deve observar os horários limites de funcionamento da instituição financeira escolhida, em seus diversos canais de atendimento, para não perder prazos de pagamento.
Consultas e dúvidas Para auxiliar os contribuintes, a Sefaz disponibiliza um site específico sobre o imposto: www.ipva.rs.gov.br. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências.
Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play. No site do DetranRS também é possível consultar os débitos e realizar geração do código para pagamento através do Pix.
Para questões referentes a cadastros de veículos, licenciamentos e multas de trânsito, o contato deve ser feito diretamente com o Detran e CRVA’s. Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio do canal “Dúvidas Frequentes” ou pelo “Plantão Fiscal Virtual”, ferramenta online disponível no site da Receita Estadual.
A Receita Estadual e o DetranRS utilizam a mesma base de dados para cadastramento dos cidadãos que desejam receber informações sobre o tributo via e-mail e celular. Para se cadastrar, basta acessar o site do DetranRS, se cadastrar na Central de Serviços e autorizar o envio de mensagens por e-mail e SMS. O cadastramento dos e-mails também pode ser feito nos sites do IPVA e da Receita Estadual.
Sofreu um golpe virtual? Eventuais vítimas de golpes virtuais devem registrar ocorrência no site www.delegaciaonline.rs.gov.br, para que as medidas legais possíveis possam ser adotadas pela Polícia Civil.
Quem paga IPVA? todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2005, exceto os isentos em lei.
Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde consultar o valor do IPVA e gerar o QR Code? No aplicativo do IPVA RS disponível na App Store ou Google Play ou no site: https://www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva.Fique atento a golpes. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário.
Onde pagar? No Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Opção de Pix disponível em mais de 760 instituições.