29/01/2024 às 10h36min - Atualizada em 29/01/2024 às 10h36min
André Henrique aproveita oportunidades e cresce na briga por titularidade no Grêmio.
Centroavante marcou gol da vitória sobre o Brasil-Pel.
GZH
Everton Silveira / Grêmio / Divulgação O Grêmio trouxe na bagagem da viagem a Pelotas mais do que os três pontos pelo Gauchão. Depois da vitória por 1 a 0 na tarde de domingo sobre o Brasil-Pel, no péssimo gramado do Estádio Bento Freitas, Renato Portaluppi viu um dos jogadores que recebeu oportunidade se destacar. Autor do gol da vitória, André Henrique ganhou pontos na briga com João Pedro Galvão na briga pela titularidade do ataque.
Além de conseguir respostas sobre questões de campo, a equipe também melhorou a situação do clube na tabela com a vitória. Agora o Tricolor é o terceiro colocado, com seis pontos em três rodadas, empatado com o Juventude. Só que leva a pior nos critérios de classificação no saldo de gols. O time da Serra será o adversário gremista desta quarta-feira, na Arena.
Dos muitos testes feitos por Renato Portaluppi no Estádio Bento Freitas, André Henrique terminou a tarde de domingo com mais alguns argumentos a seu favor na briga pela titularidade. Além de marcar o único gol da partida, o centroavante foi mais efetivo do que João Pedro Galvão.
— Renato falou que vai dar oportunidade a todos. Estou tentando aproveitar cada minuto em campo para ajudar o Grêmio. É isso que importa — disse André, em entrevista ao fim do jogo.
Renato elogiou o rendimento recente de André Henrique. O técnico afirmou que deu sequência para João Pedro Galvão no início do ano, mas que a evolução do jogador vindo do Hercílio Luz tem agradado. Mesmo com defeitos ainda a corrigir.
— Vai depender dele (André). Hoje melhorou bastante. Tem todas as condições de evoluir ainda mais. J.P Galvão não teve tantas oportunidades no ano passado, agora está tendo. Conheço bastante o André. Pode subir mais de produção. Ele vai melhorar quando parar de cometer esse erro até infantil para um atacante de área. As oportunidades estão aí. Tanto que investimos bastante nele. É um jovem que vai nos ajudar bastante — comentou.
A questão do futuro centroavante também foi tratada por Renato em sua entrevista. O técnico afirmou que a demora para a chegada de novos reforços é pelo refino adotado pela direção na prospecção dos alvos desejados. Após o nome de Edinson Cavani, do Boca Juniors, ser especulado como alvo gremista no mercado por jornalistas argentino, o técnico reafirmou que o uruguaio e Gabigol, do Flamengo, não estão nos planos do clube.
Assim como é a postura do departamento de futebol de não aceitar exigências feitas pelos empresários de jogadores da base, no caso o atacante Gustavo Nunes, de fazer renovações das promessas em valores fora da realidade do clube.
De ponto negativo da partida contra o Brasil de Pelotas, ficou evidente que um outro jovem no Grêmio não conseguiu ainda recuperar o mesmo desempenho da temporada passada. Questionado sobre a atuação de Nathan Fernandes, o técnico afirmou que dá chances a todos e que "o jogador tem que aproveitar".
— Estou rodando o grupo e dando oportunidades. O jogador tem que aproveitar. A fila anda. Estão todos vendo, todos analisando. Se não der condições de seguir, dá espaço para o companheiro. Quem ganha a posição dentro de campo é o jogador. Vamos rodar o grupo por mais alguns jogos e depois vamos ver como será — despistou.
Apesar da projeção feita por Renato da sequência do rodízio, a tendência é de que o Grêmio utilize força máxima nesta quarta-feira contra o Juventude. Kannemann e Geromel, poupados da viagem a Pelotas, retornam ao time titular.