18/01/2024 às 11h08min - Atualizada em 18/01/2024 às 11h08min

Os indícios do primeiro time do Grêmio para o Gauchão.

Renato Portaluppi testou opções em jogo-treino na última terça-feira (16)

GZH
Lucas Uebel / Divulgação Grêmio
Um esboço do que será o primeiro Grêmio para 2023 foi testado no CT Luiz Carvalho. A escalação utilizada na goleada por 9 a 0 no jogo-treino da última terça-feira (16) contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande apresentou algumas novidades para o torcedor. Um teste que indica que o Tricolor deve manter boa parte da base que terminou o último Brasileirão, com quatro possíveis novidades. Mas, também, uma escalação que dá mostra de como o clube avalia o grupo de atletas para o início da temporada.
Contra o Fluminense, no Maracanã, Renato escalou Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Carballo; Galdino, Ferreira e Suárez. Em relação ao time do jogo-treino, Gustavo Martins completa a defesa no lugar de Kannemann. Cristaldo recuperou a titularidade, com a saída de Carballo. No ataque, Soteldo ficou com o lugar que era de Ferreira.
A série de trocas ganhou uma possibilidade a mais nesta quarta-feira. Mesmo que Caíque tenha começado o jogo-treino, Marchesín agora é alternativa. O argentino teve sua situação regularizada ontem junto a CBF e o goleiro tem condições legais de atuar no Brasil. Como treinava com o restante do grupo do Celta de Vigo até vir para o Brasil, está bem condicionado fisicamente e deve iniciar o confronto contra o Caxias, sábado, às 16h30min, no Centenário.
A defesa também apresentou novidades em relação ao time do ano passado. João Pedro, na direita, e Reinaldo, na lateral-esquerda, seguem como os mais cotados a começar 2024 como titulares. A novidade é o teste da dupla Gustavo Martins e Rodrigo Ely. Seria uma parceria inédita. Os dois zagueiros não atuaram juntos como dupla em nenhuma partida.
O caso de Gustavo Martins sinaliza mais do que somente uma oportunidade em apenas um jogo-treino preparatório. O zagueiro de 21 anos está em alta no clube. A ideia trabalhada com a comissão técnica é de abrir espaço para que ele possa crescer neste ano e se afirmar como opção titular para o setor. Enquanto isso, o Braga, de Portugal, insiste em tentar a contratação do defensor. Até o momento, o Grêmio recusou as investidas e trabalha com a permanência do jogador para a temporada.
— Não gostaria de vendê-lo. Agora, se eu vou vender é diferente. Tenho batalhado muito  para abrir espaço para esses jogadores. Uma das razões de não termos renovado com alguns atletas é para abrir esse espaço para eles — disse Alberto Guerra, em entrevista para a Rádio Gaúcha.
A dupla de volantes segue a mesma que terminou a temporada 2023 em alta. Villasanti e Pepê continuam na proteção da defesa. Mas, a partir da linha de três meia-atacantes, duas mudanças significativas. Soteldo assume a função do lado esquerdo de ataque. O venezuelano, novo camisa 7 do Grêmio, será apresentado oficialmente como reforço nesta quinta-feira no CT Luiz Carvalho e vem apresentando bom rendimento nos treinamentos.  Na direita, Everton Galdino segue na frente de Nathan Fernandes na hierarquia.
 E enquanto a direção não encontra o centroavante que busca no mercado, João Pedro Galvão terá o início do Gauchão para mostrar que pode ser opção para o ano.
— Substituir o Suárez não é uma função simples, mas pelo que pude acompanhar dele na Itália, sem dúvidas tem qualidade para, se não manter o nível, mas dar conta do recado. Ele cresceu muito na Itália. Até pelo passado como meia, tem bom controle de bola, se posiciona bem entre as linhas e enxerga o jogo melhor do que um centroavante normalmente — comentou Arthur Barcelos, jornalista que cobre o Campeoanto Italiano para o Calciopedia.
Barcelos acredita que Galvão ainda pode deslanchar:
— O primeiro impacto no Grêmio não foi tão positivo. Talvez sem a sombra do Suárez, maior responsabilidade e também até liberdade para jogar no ataque, ele possa mostrar mais as suas características e potencial.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp