09/01/2024 às 11h07min - Atualizada em 09/01/2024 às 11h07min

Um ano após festa por Suárez, Grêmio esbarra em dificuldades na busca por centroavante.

Ge.Globo
Foto: João Victor Teixeira
Direção tem recebido críticas de parte da torcida por conta de uma suposta demora nas negociações. Clube gaúcho anunciou duas contratações até o momento
Há um ano o Grêmio vivia o êxtase de ter Luis Suárez na pré-temporada. Hoje, encara dificuldade para encontrar um centroavante em nível de titularidade e outras peças para encorpar o grupo. A direção enfrenta críticas de parte da torcida por conta de uma suposta demora no anúncio de novas contratações. Por ora, apenas dois reforços chegaram.
Na temporada passada, a reapresentação aconteceu em dezembro e, naquele momento, eram quatro jogadores anunciados. Semanas depois, o Tricolor fechou outros negócios, entre eles, um dos maiores da história do clube, Luis Suárez, que foi integrado ao grupo no início de janeiro.
Neste ano, o Grêmio retomou as atividades com duas caras novas: o volante Dodi e o meia-atacante Soteldo. A postura cautelosa no mercado tem desagradado parte da torcida, que faz cobranças nas redes sociais por mais reforços (veja postagens abaixo).
Os contextos das duas pré-temporadas são bem diferentes. No ano passado, com uma nova direção e retornando da Série B, o departamento de futebol precisou realizar uma reformulação no elenco, com mais de 10 reforços na primeira janela de transferências.
A realidade é outra em 2024. O Tricolor entende que já tem uma base de time e necessita de contratações pontuais. Porém, reconhece que precisará de qualidade, jogadores em nível de titularidade, pois terá a disputa da Libertadores pela frente.
O que causa a pressão externa é a falta de nomes mais fortes e, especificamente, do centroavante. Desde meados de 2023, o Grêmio sabe que Suárez deixaria Porto Alegre. Em tese, teve um tempo maior para pensar e prospectar reposições, mas o clube tem tido dificuldades.
Recentemente, a direção esteve próxima de acertar com o Funes Mori, mas o Pumas atravessou o negócio e ficou com o atacante. O camaronês Aboubakar também esteve na mira, mas não houve avanço.
Outras questões justificam a cautela. Com dificuldade financeira, o Tricolor entende que o mercado do futebol está inflacionado, o que fez o clube perder poder de investimento. Inclusive, por conta disso, trabalha para montar o elenco até março, quando fecha a janela de transferências.
Há um fator que pode ajudar o Grêmio na busca por reforços. A diretoria tem expectativa de que possa haver novidades com a Libra nas próximas semanas e, neste caso, receberia verba do pagamento de direitos de transmissão.
Por enquanto, o clube oficializou apenas as chegadas de Dodi e Soteldo. O venezuelano chegou por empréstimo, e o Tricolor não teve custo na transferência. Já pelo meio-campista, o Grêmio desembolsou R$ 4,9 milhões por 100% dos direitos econômicos do volante.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp