04/01/2024 às 11h07min - Atualizada em 04/01/2024 às 11h07min

"Quando está inspirado, é uma máquina de fazer gols", diz jornalista mexicano sobre Funes Mori".

GZH
Divulgação / Monterrey
Um dos alvos do Grêmio está mais próximo de ser reforço para a Libertadores de 2024. A informação no México é de que o Tricolor avançou pontos importantes pela contratação de Rogélio Funes Mori, 32 anos, ídolo do Monterrey. A direção gremista não confirma o estágio atual das conversas, mas uma nova oferta apresentada de 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 7,4 milhões) foi aceita. Apesar do aceno positivo dos mexicanos, faltava o acerto com o atleta, que pode estar próximo de uma conclusão.
Segundo fontes consultadas por GZH, o negócio é tratado no Monterrey com muito sigilo por conta da idolatria do jogador. Ele pretende deixar o clube “pela porta da frente”. Na tarde da última quarta-feira (3), o clube mexicano acertou a contratação do americano Brandon Vázquez, do FC Cincinnati, como reposição ao argentino por cerca de US$ 8,5 milhões.
— Funes chegou ao México em 2015. São nove anos na liga mexicana. É um jogador que fez uma quantidade de gols impressionante. Chegou e, muito rápido, passou a fazer muitos gols. E isso o transformou no maior artilheiro da história do Monterrey, superando Humberto Suazo. E fez isso em menos tempo do que o chileno — comentou o jornalista mexicano Adal Díaz.
Segundo Díaz, Funes Mori se tornou ídolo do Monterrey rapidamente. A adaptação ao clube foi facilitada pelos excelentes números do centroavante. São 160 gols em 328 partidas. Um retrospecto que o deixou isolado na lista da artilharia do clube em seis anos de clube.
— Quando está inspirado, é uma máquina de fazer gols. É incrível de ver — comentou Díaz.
Funes Mori encontrou no México o sucesso que prometeu em seus primeiros passos no futebol. Após ser lançado como profissional no River Plate, onde atualmente seu irmão Ramiro joga, o centroavante patinou no futebol europeu. Teve uma passagem apagada pelo Benfica entre 2013 e 2014. Acabou negociado com o turco Eskisehirspor, onde marcou 14 gols em 36 partidas. A mudança para o Monterrey, no entanto, foi o diferencial para a carreira decolar.
O rendimento no México o levou a receber convites para a seleção do país. Em 2021, com a equipe comandada pelo argentino Tata Martino, ele foi convocado pela primeira vez. Funes Mori até fez boa participação na Copa Ouro de 2022 anotando três gols na campanha do México até a final, na qual foi derrotado pelos Estados Unidos.
Só que uma lesão muscular sofrida em agosto de 2022 atrapalhou sua preparação para a Copa do Mundo. A presença do atacante na lista para a competição no Catar foi muito criticada pela imprensa local.
Com problemas físicos, ficou de fora dos jogos contra Polônia e Argentina. Acabou sendo utilizado apenas nos minutos finais da vitória sobre a Arábia Saudita, que não impediu a eliminação mexicana ainda na fase de grupos.
— Suas temporadas aqui sempre foram ótimas. Sempre esteve entre os artilheiros do campeonato. É um jogador muito consistente. Foi convocado para a seleção mexicana e começou muito bem, mas a pressão por ser estrangeiro o atrapalhou. Se entrega muito. É ídolo e um dos símbolos do Monterrey. Sinceramente, não entendemos bem o motivo dele não ser convocado após o Mundial — disse Diáz.
Apesar do mistério adotado pelo Grêmio, existe a confiança em pessoas consultadas por GZH de que o jogador estará em Porto Alegre para a disputa do Gauchão, com a esperança da torcida gremista de que ele possa repetir no Brasil a mesma trajetória de gols que o consagrou no México.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp