27/10/2023 às 10h30min - Atualizada em 27/10/2023 às 10h30min

Chá de guaco: para que serve, benefícios e como fazer

Gaucha ZH
Studioneeby / stock.adobe.com
Guaco é uma planta nativa e muito consumida no cotidiano do brasileiro. Também conhecida como guaco-de-cheiro, essa planta pode ser ingerida de diferentes formas, como na forma de chá ou ainda combinada a outras plantas para potencializar os seus efeitos.
De acordo com a Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PIPMF), documento da Secretaria Estadual da Saúde do RS (SES), o guaco é uma planta trepadeira, de grande porte. O chá é feito com as folhas.
As plantas medicinais são geralmente comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas. É importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente.
Para que serve o chá de guaco
O chá de guaco é expectorante, sendo comumente utilizado no tratamento de doenças respiratórias como gripes, tosse, resfriados e bronquites.
Vale ressaltar, também, que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde. Mas os chás não podem ser considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.
Como fazer o chá
Separar uma colher de sopa (15ml/3g) das folhas secas
Preparar a infusão das folhas em 150ml de água quente
Tomar logo após o preparo, três vezes ao dia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp