05/10/2023 às 09h41min - Atualizada em 05/10/2023 às 09h41min
Argentina, Paraguai e Uruguai receberão jogos de abertura da Copa de 2030
Gaucha ZH
Os três primeiros jogos da Copa de 2030 serão disputados no Uruguai, na Argentina e no Paraguai, como forma de homenagear o centenário da competição, disputado pela primeira vez em 1930. O anúncio foi feito por Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, em suas redes sociais, primeiramente, e depois em coletiva de imprensa feita na sede da entidade em Luque, no Paraguai.
— O Mundial de 100 anos não poderia não lembrar e estar altura da circunstância do aniversário da Copa do Mundo. Assim entendeu o conselho da Fifa. Preciso agradecer o Gianni Infantino (presidente da Fifa), Aleksander Ceferin (presidente da Uefa), Patrice Motsepe (presidente da Confederação africana). Vamos unir três continentes para celebrar o Mundial. O futebol conseguiu unir três continentes e seis países. Estamos tremendamente felizes. Fizemos essa proposta e o centenário da Copa começa no Estádio Centenário, no Uruguai. Mais detalhes vai dar a Fifa. É um feito histórico — disse Dominguez ao abrir a coletiva de imprensa:
Conforme a fala do presidente da Conmebol haverá três jogos de abertura, a serem disputados em Argentina, Paraguai e Uruguai. Depois da declaração, a Fifa soltou um comunicado oficializando a informação e confirmando Marrocos, Portugal e Espanha como sedes majoritárias da Copa de 2030.
"O Conselho da Fifa de forma unânime concorda que a candidatura combinada de Marrocos, Portugal e Espanha sediará o evento em 2030. A Fifa também concorda que fará uma cerimônia de celebração em Montevidéu e terá três partidas no Uruguai, Argentina e Paraguai, respectivamente", diz parte do comunicado.
— A primeira partida será obviamente onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário, para comemorar os 100 anos da Copa do Mundo. Dois continentes (África e Europa) — juntos não só em uma celebração do futebol, mas também proporcionando união social e coesão cultura. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão — afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira, pelo Conselho da Fifa.
Assim como o Mundial de 2026, em 2030 a competição será disputada por 48 seleções e terá 104 partidos. Pelo anúncio de Dominguez, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos no torneio. Pela primeira vez na história, o Mundial será disputado em três continentes e seis países.