15/09/2023 às 14h05min - Atualizada em 15/09/2023 às 14h05min

Fetag-RS encerra agendas em Brasília com importantes encaminhamentos para o Estado

Nesta quinta-feira (14), a Fetag-RS, juntamente com a Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa, parlamentares e representantes de entidades, encerrou a série de agendas na capital federal em que se tratou, em especial, do ciclone que afetou a região do Vale do Taquari, na semana passada, e da cadeia leiteira. As agendas foram marcadas pelo deputado federal Heitor Schuch.

A manhã de reuniões foi iniciada no Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a presença do ministro Paulo Teixeira, que recebeu a pauta elaborada pela Fetag-RS e pela Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa. Teixeira se comprometeu a visitar o Estado na próxima semana para tratar exclusivamente sobre as perdas registradas pela agricultura e pecuária durante o ciclone.

Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida pelo presidente da república em exercício, Geraldo Alckimin, que garantiu a publicação de Medida Provisória nos próximos dias para contemplar os recursos que já foram anunciados e novos recursos para financiar os prejuízos causados aos agricultores e pecuaristas. Alckimin se comprometeu também a buscar a suspensão de dividas de produtores e recursos para reconstrução das propriedades.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “podemos dizer que saímos esperançosos, pois as coisas parecem estar andando. O presidente mostrou comprovantes dos depósitos dos recursos nas contas das prefeituras destinados a Defesa Civil. Nós o alertamos que as medidas anunciadas até o momento, são importantes, mas acabam não chegando aos produtores, pois centralizados para o meio urbano e empresas, deixando agricultores que perderam tudo, inclusive familiares, amigos, máquinas, lavouras, animais e até mesmo a esperança, sem nada. É preciso olhar específico para essas pessoas”.

Joel salienta que as medidas precisam chegar urgentemente aos agricultores e pecuaristas, “principalmente aqueles que perderam tudo, estão endividados e sem a menor possibilidade honrar seus compromissos, pois não tem nem onde morar. O mesmo vale para a questão do leite, que há meses estamos cobrando medidas que apoiem o setor antes que ele chegue ao fundo do poço, algo que está próximo de acontecer”.

A última agenda do dia foi com o Coordenador Geral de Crédito Fundiário, Hebert Rodrigues, em que a Fetag-RS buscou soluções para a tramitação das propostas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e entregou ofício com alguns pontos a serem observados pela coordenação do programa.

Fonte: Fetag


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp