17/08/2023 às 19h30min - Atualizada em 17/08/2023 às 19h30min

Iniciativas buscam alavancar área de milho no RS, mas plantio não deverá se alterar

O governo gaúcho pretende atender 10.640 agricultores no segundo semestre deste ano com o programa Pró-Milho, criado em 2020. A mesma iniciativa visa apoiar a elaboração de 250 projetos e realizar atendimentos nas áreas de irrigação e secagem para 1.120 produtores. O tema foi tratado terça-feira durante reunião da Câmara Setorial do Milho.

Durante o encontro, a Emater informou que a expectativa é de plantio de 810 mil hectares de milho grão na atual safra, cujo período ideal para cultivo começou nos últimos dias. A perspectiva de produtividade média fica 74 sacas por hectare.

O presidente da Apromilho – Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul – Ricardo Meneghetti, disse que em termos de milho silagem são esperados 355 mil hectares. Em ambos os casos, se trata da mesma área da safra do ano passado. Meneghetti, que é agricultor em Chiapetta, frisa que a venda de sementes diminuiu bastante, o que preocupa, porque o produtor tem visto as dificuldades com as últimas estiagens e pensa no risco de produzir e se o preço vai valer a pena.

Na reunião da Câmara Setorial do Milho desta semana, também foi debatido o programa de irrigação, recém lançado, com subvenção de 20% limitados ao teto de 15 mil reais por produtor.


Fonte:RPI

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp