07/04/2023 às 10h41min - Atualizada em 07/04/2023 às 10h41min

Prefeito Arlei Tomazoni reúne setor agropecuário para discutir estratégias no enfrentamento a estiagem

O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, conduziu na noite de quarta-feira (05), uma importante reunião junto ao Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Três Passos, sobre a implantação de cisternas na área rural.

Com membros da Secretaria de Agricultura (SMAG) e STR, instituições financeiras, entidades ligadas ao setor agropecuário, produtores e a empresa LJS Soluções Ambientais, o intuito do encontro era dialogar sobre o plano de enfrentamento à estiagem.

Conforme o prefeito Arlei, nos últimos dois anos as perdas do setor agropecuário foram imensuráveis. “Precisamos trabalhar sabendo que ela virá novamente, e a partir disso criarmos estratégias para não sofrermos tanto com a falta do recurso hídrico”, concluiu.

A Administração Municipal, através da SMAG, na busca por alternativas que auxiliem o setor agropecuário, criou em 2022 a lei (nº 5.829) de incentivo à captação das águas pluviais com a construção de cisternas e instalação de caixas d’água seja para a produção agropecuária, dessedentação animal e uso doméstico nas propriedades dos beneficiários.

A lei prevê a instalação de cisternas revestidas e cobertas com geomembranas (de 95 mil a 01 milhão de litros) e caixas de água em fibra ou polietileno (de 05 mil a 20 mil litros) com incentivos que podem chegar até 3.000 URM (R$ 18.150,00), conforme o tamanho solicitado.

Outro trabalho desenvolvido de forma contínua junto aos produtores, é a abertura e limpeza de bebedouros, que já ultrapassa 400 serviços executados, e a entrega diária de cargas d’água nas comunidades.

A Administração Municipal busca despertar a consciência ambiental com intuito de conservar os recursos hídricos, fomentar o uso racional e consciente das águas e a autossuficiência das propriedades rurais para o consumo humano, animal e para irrigação e reduzir o consumo de água potável da rede pública. 

 
Prefeitura de Três Passos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp