16/03/2023 às 09h10min - Atualizada em 16/03/2023 às 09h10min

Estado homologa Situação de Emergência para 31 municípios afetados pela estiagem

https://www.estado.rs.gov.br
Na manhã desta quarta-feira (15/3), foi publicada, no Diário Oficial do Estado (DOE), a homologação de 31 processos de Situação de Emergência (SE) em municípios gaúchos afetados pela estiagem. A publicação permite que as cidades passem a contar com uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária.
Governo Federal realiza repasse para auxiliar municípios afetados pela estiagem
O Governo Federal destinou, em publicação no Diário Oficial da União de quarta-feira (15/3), R$7.889.481,61 em recursos para o enfrentamento da estiagem em 23 municípios. Até o momento, já foram destinados R$ 25.398.389,93. Hoje, os contemplados foram: Vista Alegre, Lagoa Bonita do Sul, Santo Ângelo, São Valério do Sul, Taquari, Rolador, São Gabriel, Tucunduva, Pirapó, Giruá, Cerro Branco, Vale do Sol, Porto Xavier, Constantina, Maçambará, Salvador das Missões, Bom Progresso, Pinhal, Quevedos, Palmeira das Missões, São José do Herval, São Paulo das Missões e Pinheirinho do Vale.
A cooperação de toda a população é considerada essencial, com a utilização consciente de água. A Defesa Civil recomenda que algumas medidas sejam seguidas, entre elas: não lavar a calçada e nem o carro; evitar desperdícios em geral; não tomar banhos demorados; e molhar as plantas somente com o regador.
Previsão do tempo para os próximos meses
Segundo a Sala de Situação do Estado, mesmo com o enfraquecimento da La Niña, o retorno das chuvas e a recuperação em relação à estiagem serão lentos.
Na segunda quinzena de março e abril, as chuvas voltam a ficar irregulares, sendo previstos acumulados abaixo da média e temperaturas acima do esperado em todo o Estado. Apenas em maio as chuvas devem retornar gradualmente, tornando-se mais frequentes e abrangentes na maioria das regiões.
Municípios com Situação de Emergência homologados por estiagem
Água Santa
Arroio do Meio
Boa Vista do Sul
Bom Retiro do Sul
Braga
Carazinho
Cotiporã
Cruzeiro do Sul
Estrela
Gentil
Maratá
Mato Leitão
Montauri
Muçum
Nicolau Vergueiro
Nova Bréscia
Quatro Irmãos
Rio Pardo
Saldanha Marinho
Santa Clara do Sul
Santa Maria do Herval
São Sebastião do Caí
Sede Nova
Sertão
Sete de Setembro
Soledade
Teutônia
Travesseiro
Vale Verde
Viadutos
Westfália
 
Mais informações acerca da estiagem.
 
Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp