16/03/2023 às 09h07min - Atualizada em 16/03/2023 às 09h07min

Estado realiza seminário sobre transformação digital

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Um seminário focado em transformação digital do governo e na experiência dos cidadãos no uso dos serviços públicos digitais reuniu, na manhã desta quarta-feira (15), integrantes da alta gestão do Executivo do Rio Grande do Sul. Realizado no âmbito do acordo de cooperação firmado entre o Estado e a Amazon Web Services (AWS) em maio de 2022, o evento contou com abertura do governador Eduardo Leite e palestra do especialista Liam Maxwell, diretor de Transformação Governamental da AWS no Reino Unido.
Antes do encontro, houve uma reunião reservada, com a participação do governador, do diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, do líder de Setor Público da AWS, Paulo Cunha, e do palestrante Liam Maxwell. Na ocasião, o governador recebeu da empresa o convite para uma nova onda de cooperação. A proposta abrange três iniciativas, tendo o Rio Grande do Sul como piloto: uma plataforma de ensino de computação em nuvem baseada em gamificação, um observatório social de governo digital e, ainda, a intensificação das capacitações internas sobre transformação digital.
“Não podemos viver do passado, mas voltados para o futuro, criando um mindset que atenda a tudo o que está por vir”, afirmou o governador sobre a importância da parceria firmada. “Ao promover a transformação digital, nosso trabalho pode até ficar um pouco mais difícil, mas a vida do cidadão se torna mais fácil. Oportunidades como a de hoje nos permitem revisitar nossos serviços e práticas e, com isso, cumprir a missão de facilitar a vida das pessoas”, ressaltou Leite.
No seminário, a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, destacou as iniciativas do Estado no campo da desburocratização. “Com o Tudo Fácil e o Tudo Fácil Empresas, por exemplo, temos trabalhado firmemente por esse propósito de facilitar a vida do cidadão e do empreendedor”, afirmou Danielle. Cunha saudou o foco do Estado em transformação digital: “O Rio Grande do Sul deve continuar esse processo centrado no cidadão, reunindo esse grupo para olhar o que está acontecendo no país e no mundo nos próximos anos.”
Atualmente, por meio do rs.gov.br, plataforma unificada de serviços do governo do Estado, encontram-se disponíveis 739 serviços estaduais, sendo 94% deles digitais. Com uma média de 5,5 milhões de acessos mensais, o site rendeu ao Estado o primeiro lugar no índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais. “Um dos pilares da Estratégia Digital rs.gov.br é o monitoramento da experiência dos cidadãos com nossos serviços digitais, o que permite realizar uma contínua melhoria das funcionalidades ofertadas”, resumiu Stoffel.
Maxwell, que atuou ativamente na transformação digital do governo do Reino Unido, proporcionou ao público do evento um alinhamento em relação às melhores práticas internacionais na palestra Construindo Melhores Serviços para os Cidadãos. O palestrante abordou conceitos de design de serviços e linguagem simples, além de responder a perguntas dos participantes. “Os governos devem desenhar seus serviços para o que o cidadão quer fazer, e não para aquilo que se presume que ele queira”, destacou Maxwell.
 
Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP
Edição: Secom

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