Termina às 21h30min desta segunda-feira (20) o prazo para o cidadão avisar o IBGE que não foi recenseado. O morador pode ligar, gratuitamente, para o Disque-Censo 137, informar os dados do domicílio e um número de telefone ou e-mail para o retorno para agendar a visita do pesquisador.
No Rio Grande do Sul, todos os domicílios com moradores foram visitados pelo menos uma vez. Do total, 95,8% domicílios já têm o questionário coletado. Ou seja, a meta de 95% já foi alcançada, porém com mais dificuldade em Porto Alegre e em outras cidades maiores.
Os pesquisadores visitarão as residências até o dia 28 de fevereiro, mesmo que a meta tenha sido alcançada. O Censo 2022 começou em 1º de agosto de 2022 e tinha a meta de ser concluído, no país, no fim de outubro. O IBGE enfrentou resistência dos moradores para a pesquisa e também dificuldade para recrutar e manter os profissionais.
O Censo Demográfico é a principal pesquisa do IBGE. É conhecido por fornecer dados para políticas públicas, mas também é essencial para planejamento por parte de empresas e entidades públicas e privadas.