24/01/2023 às 08h18min - Atualizada em 24/01/2023 às 08h18min

Famurs quer autorização do Estado para criar açudes e barragens como forma de minimizar estiagem

Rádio Guaíba
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) busca autorização para que o governo estadual dê sinal verde para a criação de açudes e barragens em regiões castigadas pela estiagem. Em entrevista o vice-presidente da Famurs, Marcelo Maranata, afirmou que a medida serviria para minimizar os efeitos da falta de chuvas.
O dirigente, que também é prefeito de Guaíba, na Região Metropolitana, mencionou, ainda, o reflexo da falta de chuvas para o abastecimento de água potável. O vice-presidente da Famurs avaliou, ainda, que a estiagem deste ano já gera maior preocupação do que no verão passado.
Na semana passada, a Famurs se reuniu com o governo estadual na busca por ações para minimizar a estiagem. Conforme Maranata, até o momento, o Executivo não indicou nenhuma alternativa, mas ficou de enviar a entidade e deve apresentar nos próximos dias um novo plano, que envolve o combate a fome e a falta de chuvas.
Atualmente, segundo atualização da Defesa Civil do RS, 149 municípios já decretaram situação de emergência. Desse total, 53 documentos foram homologados pelo governo estadual e 42 reconhecidos pela União.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp