04/01/2023 às 13h16min - Atualizada em 04/01/2023 às 13h16min

34 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à falta de chuva

O município de Rolador, nas Missões, estima prejuízo de 39 milhões e 100 mil reais em razão da estiagem. Somente no milho a quebra é de 17 milhões, 855 mil reais e soja, em torno de 9 milhões, 415 mil reais. Até agora, 34 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à falta de chuva do atual período, inclusive Rolador. Ontem, 03, os municípios de Capão do Cipó, Frederico Westphalen e Iraí decretaram emergência.

Já haviam adotada a mesma medida, por exemplo, os municípios de Boa Vista do Incra, Jóia, Sagrada Família, Lajeado do Bugre, Cruz Alta, Jari, Júlio de Castilhos, Quevedos, Redentora, Rolador, São Pedro das Missões, Taquaruçu do Sul e Palmitinho.

Tupanciretã foi o primeiro município do Estado a decretar emergência no atual período devido à falta de chuva e o único com reconhecimento por parte do governo federal. Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Cerro Grande, Pinhal, São Gabriel e São Pedro das Missões tiveram a situação de emergência homologada pelo governo gaúcho.

Em Jóia, levantamento aponta perdas de, pelo menos, 16 milhões, 894 mil reais com a estiagem. Porém, nesse número não está contabilizada a soja que se apresenta em começo de desenvolvimento.

E novos municípios projetam decretação de emergência, por exemplo, Tenente Portela e Miraguaí, na região Celeiro. Os prejuízos maiores são no milho, soja e produção leiteira. Em Miraguaí outra preocupação é com abastecimento de água na cidade e interior.

Já em Tenente Portela, a unidade da Corsan há mais de 15 dias busca água em um poço localizado em Miraguaí para atender os moradores da cidade. São até cinco cargas diárias, total de cerca de 150 mil litros. Mesmo assim, o reservatório não dá conta e em boa parte do dia o fornecimento é irregular nas regiões mais altas do perímetro urbano.

No interior, poços secaram ou reduziram drasticamente a vazão. Com isso, diariamente dois caminhões pipas da prefeitura portelense garantem o abastecimento de pelo menos 75 famílias. Em Miraguaí e Tenente Portela ocorre levantamento das perdas, principalmente através da Emater, para embasar o decreto de emergência.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp