02/01/2023 às 10h23min - Atualizada em 02/01/2023 às 10h23min

Primeiros dias de 2023 serão de chuva e com risco de temporal no RS

GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS

Os primeiros dias de 2023 terão pancadas de chuva forte e temperaturas um pouco mais baixas em relação ao que foi registrado na última semana de 2022. Na segunda-feira (2), uma frente fria traz temporais ao Estado. Com isso, as temperaturas devem cair no Rio Grande do Sul. O calorão, porém, voltará a ser registrado na metade da semana, quando o tempo seco volta a predominar e há previsão de uma onda de calor (leia mais abaixo).

Na segunda-feira, a chuva volta a se espalhar e ganha mais força por todo o Rio Grande do Sul. Desta maneira, deve chover a qualquer momento nas metades norte e leste do RS, desde Passo Fundo até Santa Maria, passando pela Região Metropolitana e Serra. Nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai, a chuva mais forte acontece na primeira metade do dia.A Climatempo alerta para risco de temporais em todas as regiões, com acumulados elevados, risco de alagamentos, queda de granizo, além de rajadas de vento que podem superar os 60km/h.

Na terça-feira (3), a frente fria ainda exerce influência sobre a chuva, que passará a se concentrar na metade norte do Estado. A precipitação deve acontecer ao longo do dia, sendo mais intensa e com risco de granizo nas áreas que fazem divisa com Santa Catarina. O tempo estará firme na Campanha, parte da Fronteira Oeste, no Sul, no Litoral Sul e no Centro-Sul. Com o afastamento da instabilidade pelo Oeste, volta a esquentar mais nessa região, conforme a Climatempo.

Na metade da semana, o tempo volta a ficar firme, e a partir de quarta-feira (4), os termômetros sobem novamente, com uma massa de ar seco em quase todo o Estado. Contudo, chove ainda nas Missões, Norte, Serra e parte do Litoral Norte. A precipitação se dará por meio de pancadas isoladas, concentrando-se durante a madrugada, a manhã e parte da tarde.

A quarta-feira registrará aumento do calor no RS, com as temperaturas mais elevadas sendo registradas nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha e Missões, onde a umidade do ar pode ficar abaixo dos 20%.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp