Até o fim da próxima semana, em 23 de dezembro, estudantes da rede privada de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior do RS entrarão em férias. Conforme calendário proposto pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), a retomada em 2023 ocorre em 22 de fevereiro, respeitando as especificidades de cada região. No total, a rede particular estadual atende aproximadamente 750 mil estudantes.
Para o próximo ano, além dos feriados nacionais e estaduais, sugere-se um feriado ponte no dia 9 de junho (nos municípios onde é feriado no dia 8) e outro em 13 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor. O recesso escolar no meio do ano, previsto na Convenção Coletiva e, portanto, obrigatório para todas as instituições, vai de 24 a 30 de julho.
O sindicato salienta que o calendário é uma sugestão e que as instituições detêm autonomia para fazer adaptações visando o cumprimento de, no mínimo, 200 dias e 800 horas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio e mil horas no Novo Ensino Médio.