01/12/2022 às 10h42min - Atualizada em 01/12/2022 às 10h42min

Com alta dos casos de covid-19, uso de máscara volta a ser discutido em cidades da Região Metropolitana

Gaucha ZH
Diante do aumento de casos de covid-19, cidades da região metropolitana de Porto Alegre voltaram a discutir recomendações relacionadas ao uso de máscaras. O equipamento de proteção segue obrigatório somente em espaços de saúde de poucos municípios gaúchos. Na maioria, há apenas recomendação. Um levantamento realizado por GZH com 12 cidades mostrou que a única que retomou a obrigatoriedade em algum ambiente específico foi Esteio. A prefeitura do município determinou o uso da máscara no Hospital São Camilo, na última segunda-feira (28). Até então, a utilização estava sendo apenas recomendada. Em unidades de saúde e demais locais da cidade, permanece opcional.
Em Alvorada, uma reunião da Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira (1º) pela manhã poderá definir algumas mudanças sobre a máscara. A ideia é que o equipamento volte a ser obrigatório para pacientes e funcionários em locais e instituições de saúde — atualmente é apenas recomendado. Nos demais ambientes, deve continuar como recomendação.
Já em Cachoeirinha, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estão avaliando a situação. O posicionamento desses profissionais, que pode ser divulgado ainda nesta semana, deve definir se o uso voltará a ser exigido em determinados locais. A utilização também é recomendada somente em unidades de saúde da cidade, sem obrigatoriedade em nenhum ambiente.
Em São Leopoldo, o uso da máscara em espaços de saúde segue obrigatório. A prefeitura estava analisando flexibilizar essa norma, mas optou por mantê-la diante do avanço das novas subvariantes e aumento do número de casos da doença. Nesta semana, o prefeito do município, Ary José Vanazzi, reuniu secretários e vereadores para fazer um alerta sobre a situação da pandemia no Estado, recomendando a utilização da proteção em espaços fechados de maior aglomeração e que a população complete seu esquema vacinal.
A obrigatoriedade da máscara em estabelecimentos de saúde também se mantém em Eldorado do Sul, assim como o uso por pessoas com sintomas gripais, seja para circulação em ambientes abertos e fechados, públicos ou privados. O decreto da prefeitura prevê utilização facultativa em algumas situações, como órgãos públicos, transporte coletivo e escolar, e unidades de ensino. Contudo, o município deseja alterar o uso "facultativo” para “recomendado”.
Em Viamão, a prefeitura voltou a recomendar o uso da máscara nas escolas, assim como nas unidades de saúde, tanto para profissionais quanto para usuários do serviço. Entretanto, não há obrigatoriedade no município. 
Em Porto Alegre, o uso é recomendado em todos os locais, mas ainda não há obrigatoriedade para nenhum ambiente, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pasta destaca que as orientações são debatidas com base nos indicadores de positividade, testagem e ocupação de leitos, que são acompanhados diariamente.
Nas cidades de Novo Hamburgo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Canoas e Gravataí, o equipamento de proteção não é obrigatório em nenhum local. Mas os municípios reforçam que a recomendação é mantida, especialmente em serviços de saúde e para pessoas com sintomas respiratórios ou com resultado positivo para covid-19, conforme recomendado pela Secretaria Estadual de Saúde. 
Sapucaia do Sul e Canoas também voltaram a realizar mutirões para vacinação contra a doença, a fim de atualizar o esquema vacinal da população.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp