01/12/2022 às 10h38min - Atualizada em 01/12/2022 às 10h38min

Rodízio de Tite na Seleção Brasileira tem sinais de novo titular

Gaucha ZH
Vem aí o Bonde dos Reservas, nossa Seleção B. Ou o rodízio. Escolha o nome que quiser. O fato é que a sexta-feira (2) encurtada dos brasileiros será com uma equipe totalmente alternativa. Tite aproveitará o jogo contra Camarões e a vaga antecipada para rodar o grupo e dar a todos a chance de sentir o sabor do banquete que é disputar uma partida de Copa do Mundo. Será um time totalmente diferente, do goleiro ao ponta-esquerda. Aliás, o clichê voltou a ter sentido neste futebol moderno que resgatou do passado os pontas. Tite já havia antecipado na primeira entrevista no Catar a intenção de rodar grupo e preservar atletas na última rodada.
O planejamento da Seleção era esse, de garantir a classificação com 100% nas duas primeiras rodadas e descansar os titulares na última partida da fase classificatória. Por isso, o gol de Casemiro foi tão saudado e comemorado. O volante, 30 anos, era um dos pontos de atenção da comissão técnica. Thiago Silva, 38, e Raphinha, alta taxa de entrega nos jogos, eram outros. A Seleção chegou ao Catar com atenção total ao estado físico dos jogadores. Mesmo que a Copa aconteça, nesta edição, com apenas três meses de temporada europeia, onde atuam quase todos os convocados.
O calendário foi condensado para absorver o Mundial em novembro e dezembro, obrigando ligas a se submeterem ao ritmo brasileiro, com dois jogos por semana. Para completar, a Copa neste ano ficou menor. Ela será disputada em 29 dias. Na Rússia, por exemplo, foram 32. O que fez com que os jogos fossem disputados com intervalo menor de descanso.
Não é apenas isso. A troca do frio da Europa pelo calor do Catar, com um clima típico de deserto também interferiu. Alguns jogadores apresentaram mal-estar, caso de Antony, prostração, quadro de Paquetá, e febre, caso de Neymar. Depois de perder três jogadores por lesão, Tite está ressabiado. Se pudesse, colocaria todos os titulares numa redoma até segunda-feira, quando disputará a oitava de final.
Na verdade, é mais ou menos o que vai fazer contra Camarões, só que sem a redoma. Nem mesmo Alisson jogará. É comum, nas desidratações de time, o goleiro atuar, por questão de ritmo. Não aqui na Copa nem com Tite. Ederson ganhará vez. A situação de preservar em Copa é tão inédita que até mesmo a prática de manter o time em segredo foi para o espaço. Tite fechou o treino, para ensaiar algumas jogadas. Mas, quando a bola começou a rolar dentro do Grand Hamad Stadium, os repórteres receberam a escalação do time que treinava no grupo de WhatsApp criado pela assessoria de comunicação.
"A pedido da comissão (técnica), passo a informação. Neste momento, o time que treina para jogo contra Camarões é o apresentado a baixo, com três dúvidas", dizia mensagem, com a imagem de um campinho igual ao usado na divulgação da equipe em jogos oficiais.
O time tinha: Ederson; Daniel Alves, Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho e Bruno Guimarães (Fred); Antony, Rodrygo (Everton Ribeiro) e Martinelli; Gabriel Jesus (Pedro).
Uma dessas dúvidas dá uma pista de que uma mudança no time titular está em curso. O normal seria Fred, com cartão amarelo, ser preservado. Porém, Bruno Guimarães tem demonstrado alto nível nos treinos e mudou o jogo com sua entrada. Sua versão de camisa 5, lançando desde a intermediária, liberando Casemiro, foi decisiva.
A escalação contra Camarões nos dará a medida sobre o time das oitavas. O Bonde é dos Reservas, mas, como se vê, em Copa ninguém é, de fato, reserva. Camarões que se prepare.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp