29/11/2022 às 19h20min - Atualizada em 29/11/2022 às 19h20min

Sistema nervoso e pasto de abelhas pautaram seminário de Meliponicultura

As dezenas de meliponicultores que estiveram no Parque Christoph Bauer em Forquetinha (RS), nos dias 25 e  26 de novembro, receberam uma aula sobre o sistema nervoso central das abelhas sem ferrão. Além disso, puderam entender que seu alcance de voo é restrito e, por isso, aprenderam quais plantas herbáceas podem ser cultivadas próximas à propriedade, para alimentar as abelhas. As palestras  abriram a programação de sábado do 10º Seminário de Meliponicultura, promovido pela Associação dos Meliponicultores do Vale Alto do Taquari (Amevat), em parceria com a Prefeitura e Câmara de Vereadores do município, além da Emater (RS).

O primeiro palestrante foi o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Althen Teixeira Filho. Ele demonstrou aos presentes, que as abelhas nativas sem ferrão, assim como outros seres vivos e os humanos, possuem um sistema nervoso central e que seus neurônios, se comparados com o de outras espécies, nada se diferem. Na sequência, o professor alertou sobre as alterações que os agrotóxicos causam na ligação entre os neurônios das abelhas, pois agem de forma semelhante, nos receptores dos insetos, aos neurotransmissores. Segundo ele, estas alterações podem causar desorientação no voo das abelhas, por exemplo, as impedindo de voltar às colônias e até mesmo morrendo de inanição. “Tem surgido muitos trabalhos a respeito da inteligência das abelhas, sentimentos, e até cálculos matemáticos, que é algo belíssimo.O momento é crítico e as pessoas têm que acordar”, alertou o professor.

Na sequência, o tema se focou na alimentação das abelhas e a palestra foi do youtuber Gabriel Benoski, do canal Abelhando Mundo Afora. Ele destacou que a região interfere diretamente no pasto disponível. “O indicado é a gente começar plantando. Eu sempre falo que antes das abelhas vêm as plantas , que justamente para termos esta segurança de colocarmos as colônias no local onde elas vão ter o alimento que elas precisam para se desenvolver e não precisar ficar correndo com manejo de recuperação para elas”, explicou. O pasto equilibrado, conforme Benoski, reúne as plantas nativas do cinturão verde das cidades e aquelas cultivadas em jardins que são próprias para as abelhas. Como dica, o youtuber destacou que se pode encontrar em floriculturas e cultivar em casa, manjericão, cosmos, boldo, margaridas, camomila, funcho, própria salsa e até rúcula. “Plantas que a gente cultiva normalmente na nossa horta,no nosso jardim, mas que antes de florir a gente faz alguma coisa com elas, então deixar uma parte para florir, a gente vai ver que vai atrair as abelhas”, indicou.

O presidente da Amevat, Nelson Angnes destacou o trabalho dos meliponicultores em apresentarem as abelhas brasileiras sem ferrão para sociedade e que as abelhas são os seres mais importantes do mundo. “Se a gente sabe disso, todos nós temos a obrigação de cuidar e zelar pelas abelhas”, afirmou.

Para os participantes, também foram realizadas oficinas de manejo das abelhas sem ferrão. Para a comunidade em geral, o seminário apresentou uma feira de produtos originários das abelhas sem ferrão, como mel, cosméticos e hidromel, além de caixas para abelhas e outros utensílios.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp