24/11/2022 às 10h31min - Atualizada em 24/11/2022 às 10h31min

Operação Desmanche apreende 200 toneladas de sucatas em Canoas

https://www.estado.rs.gov.br
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) desencadeou a 103ª Operação Desmanche, que combate a receptação e o desmonte de veículos furtados e roubados. A ação ocorreu no município de Canoas, nesta quarta-feira (23/11), em três pontos de um mesmo proprietário. Foram apreendidas 200 toneladas de sucatas automotivas e quatro caminhões, sendo que três deles estavam em busca e apreensão e um com suspeita de adulteração, além de cinco motores de caminhão sem procedência. Houve uma prisão por receptação de motores de caminhão e crime ambiental.
A Força-Tarefa dos Desmanches é um trabalho coordenado pela SSP em conjunto com Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar, além da empresa Gerdau, parceira no recolhimento da sucata. De acordo com o coordenador da Operação Desmanche, Major Jeferson Eroni, a integração entre os órgãos de segurança e a participação ativa da população são essenciais no combate aos estabelecimentos irregulares. “É importante sempre ressaltar que todos os alvos da Operação Desmanche são municípios que apresentam maiores incidências de furto e roubo de veículos. Através do 181 (Disque Denúncia) recebemos as denúncias e o serviço de inteligência da Secretaria de Segurança nos repassa esses alvos previamente apurados”, destaca.
Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma política pública que coíbe a venda de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações. Nesses seis anos, já foram visitados 59 municípios, realizadas 80 prisões,154 desmanches interditados e mais de 7 mil toneladas de sucata apreendidas sem procedência confirmada. As peças apreendidas vão para a Gerdau, que, a partir de uma parceria, as transforma em material de trabalho e dá um novo destino para os objetos por meio de reciclagem.
Confira os 61 municípios visitados: Aceguá, Almirante Tamandaré, Alvorada, Arroio Dos Ratos, Balneário Albatroz, Cachoeirinha, Camaquã, Candelária, Canela, Canoas, Capão Da Canoa, Capão Do Leão, Capela Santana, Carlos Barbosa, Caxias Do Sul, Dom Pedrito, Eldorado Do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Imbé, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Pântano Grande, Parobé, Passa Sete, Passo Fundo, Passo Sobrado, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Cruz, Santa Maria, Santana Do Livramento, Santo Ângelo, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião Do Caí, São Sepé, Sapiranga, Sarandi, Soledade, Tapejara, Taquari, Terra De Areia, Torres, Tramandaí, Vera Cruz, Viamão.
 
Texto: Anelize Sampaio/Ascom SSP
Edição: Secom

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp