23/11/2022 às 11h15min - Atualizada em 23/11/2022 às 11h15min
Com 20 metros de altura, imagem do Cristo Fé foi construída por empresário e doada a paróquia no noroeste do RS
Gaucha ZH
Inaugurada no último sábado (19), a estátua do Cristo Fé, instalada em Coronel Bicaco, promete ser uma atração a mais para o turismo no noroeste do RS. A imagem sacra, com 20 metros de altura, equivalente a um prédio de sete andares, foi custeada pelo empresário Candido Norberto Antonioli, que doou o monumento à Paróquia Santo Antônio de Pádua. Natural de Coronel Bicaco, em 2009 o empresário se mudou para a cidade de Itapema, no litoral norte catarinense, mas levou na mala dois sonhos: homenagear o pai, Cassemiro Luiz Antonioli, falecido em 2012, e contribuir com o desenvolvimento da região onde nasceu. Ele conta que a forma que encontrou para realizar os sonhos foi a construção do Paradouro Cassemiro Antonioli, que leva o nome do pai e hoje abriga a imagem gigante do Cristo Fé.
— Fiz o empreendimento que é baseado em contribuir com a cidade, em gerar empregos e decidi construir o Cristo para agradecer a Deus e homenagear meu pai — conta o empresário.
Revestido de fibra de vidro com uma estrutura metálica na parte interna, a imagem começou a ser construída em 2020, em Balneário Camboriú, vizinha a Itapema, em Santa Catarina. Ele foi levado em partes até Coronel Bicaco por uma empresa especializada, que juntou as peças e o colocou de pé. O custo para a produção chegou a R$ 2 milhões, bancados inteiramente por Candido Antonioli. Uma particularidade do Cristo Fé que o diferencia de outras imagens como o Cristo Protetor, de Encantado, no Vale do Taquari, ou mesmo do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, são as suas mãos voltadas para o alto, feitas a pedido do empresário.
O evento de inauguração contou com cerca de duas mil pessoas e show de fogos, na noite de sábado. O empreendimento onde a estátua fica tem uma área de 12.000 metros quadrados, localizado de frente para o km 51 da BR-468, no acesso a Coronel Bicaco. O local gera cem empregos indiretos para a região e envolve posto de combustível, troca de óleo, lavação de carros, duas lojas de conveniência, restaurante, lancheria, playground e mercado express. Embora fique junto ao complexo comercial, o monumento pode ser visitado todos os dias das 6h à meia-noite, gratuitamente.
Mesmo sendo um empreendimento privado, a prefeitura de Coronel Bicaco também valoriza a inciativa e reconhece o potencial de atração turística do novo monumento.
— Embelezou a entrada da cidade e certamente vai atrair a atenção dos turistas — comentou o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Vanderlei Vicente Sartori.