A partir do primeiro minuto desta quinta-feira quem transitar pelos 457,3 quilômetros que fazem parte do Polo Rodoviário Pelotas vai pagar mais caro ao passar pelas praças de pedágio administradas pela Ecosul, nas BRs 116 (entre Camaquã, Pelotas e Jaguarão) e 392 (entre Rio Grande, Pelotas e Santana da Boa Vista). O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT). O reajuste está previsto no contrato de concessão.
Por meio de uma nota, a Ecosul relatou que o cálculo para determinar o índice de reajuste é feito pela agência reguladora (ANTT), com base no índice que considera a inflação. O contrato entre a concessionária e a ANTT tem duração de 28 anos. O índice de reajuste é de 23,5%, retroativo a 1º de janeiro deste ano.
Com isto, a tarifa mais barata de carros passa dos atuais R$ 12,70 para R$ 15,20. O aumento se confirma na terceira tentativa desde 2020. Os anteriores foram impedidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que analisa o processo que contesta pontos do contrato entre ANTT e Ecosul.