O governo gaúcho confirmou para esta segunda-feira (31) o pagamento dos salários de outubro e também metade do décimo terceiro do funcionalismo estadual. Já o restante do benefício será depositado no dia 30 de novembro, contemplando cerca de 333 mil contracheques de servidores da ativa, aposentados e pensionistas.
De acordo com o titular da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Leonardo Busatto”, a quitação é resultado da reestruturação de finanças, garantindo o pagamento de todas as despesas do Executivo até o fim do ano”.
O comunicado do Palácio Piratini acrescenta que o planejamento do fluxo de caixa ao longo dos últimos meses permitiu a reserva de recursos para tal finalidade, evitando novos passivos com indenizações por atrasos e parcelamentos: “Com essa regularização, nos dois últimos dois anos o governo economizou R$ 300 milhões com indenizações do décimo-terceiro”.
O montante também beneficia outros segmentos, ainda que indiretamente: de acordo com a Sefaz, a previsão é de que os pagamento de salário e décimo-terceiro injetem aproximadamente R$ 1,5 bilhão na economia gaúcha. Vale lembrar que boa parte dos contemplados costuma utilizar o dinheiro em compras de fim de ano ou mesmo para quitar dívidas.