28/10/2022 às 09h51min - Atualizada em 28/10/2022 às 09h51min
Obras na ERS-305 entram no oitavo mês
No trecho entre Padre Gonzales e Lajeado Grande, 80% da terraplanagem já está concluída
Marco Aurélio Debesaitis
Jornal Atos e Fatos
Marco Aurélio Debesaitis A frente de trabalho na ERS-305 prossegue ininterrupta desde março quando iniciaram as obras. Atualmente as ações estão concentradas onde se localizava o campo do Paladino Futebol Clube, em Padre Gonzales. Logo após a cedência desta referida área que pertencia ao Clube Ipiranga, os serviços de nivelamento do terreno para receber a rodovia começaram a ser executados. No local serão necessários, pelo menos, trinta dias de muito trabalho envolvendo inúmeros profissionais e maquinário de grande porte para que toda área seja preparada para então dar-se início às camadas de base e posterior pavimentação asfáltica. Outras equipes seguem no trecho executando detonação de rochas, terraplanagens, conclusão de bueiros, drenagens e, nas proximidades do rio Lajeado Grande, serviços de limpeza e aterro.
Havia uma indefinição quanto ao traçado inicial da rodovia, porém com a cedência do campo do Paladino ficou definido que a ERS-305 cruzará pela Avenida Farroupilha (via central de Padre Gonzales) e fará ligação com a BR-468 (km 105), no trevo de acesso ao distrito, localizado próximo às empresas Pedralli Filhos e Rico Adubos. Aproximadamente um quilômetro da Avenida Farroupilha já é asfaltado. Neste trecho uma rigorosa análise deve ser feita para monitorar o solo. Com auxílio de equipamentos avançados, uma verificação técnica irá indicar em quais pontos serão necessários trabalhos de correção da base, nos demais permanece a camada asfáltica já existente com as devidas correções necessárias. A partir da Praça Farroupilha até nas imediações do antigo campo, a via está calçada com pedras irregulares. Para um trabalho mais qualificado de preparação do terreno, todo esse calçamento será removido e nova base executada. Sobre o antigo campo a ERS-305 vai receber um traçado contemplando uma via de retorno. Motoristas que se deslocam em direção à Crissiumal poderão efetuar esta manobra naquele ponto. Quem trafega no sentido contrário, para retornar, terá que utilizar uma rua lateral calçada e daí então ingressar novamente no asfalto.
Um panorama geral do trecho entre o trevo com BR-468 até o Rio Lajeado Grande apresenta cerca de 80% das obras de terraplanagem já concluídas.
Nesta semana equipes da RGS Engenharia, empresa responsável pela obra, iniciaram a execução dos trabalhos de pavimentação. Os trechos já nivelados passam agora a receber o macadame, revestimento que consiste numa mistura de pedras submetidas à forte compressão. Após isso, mais uma camada de brita graduada será aplicada e, por fim, o asfalto.