Um grupo de idosos do Município de Vista Gaúcha, visitou Três Passos na segunda-feira (24), com o intuito de conhecer a “FITO FRAU”, uma metodologia de trabalho construída a partir do conhecimento popular de mulheres agricultoras, guardiãs de espécies de plantas medicinais utilizadas por suas famílias.
Este grupo se reúne quinzenalmente na cidade vizinha para realizar atividades práticas e de estudo sobre plantas bioativas, com a coordenação da Assistente Social da Prefeitura, Tânia Lucatelli e pela extensionista da Emater/RS Ascar, Karen Kelli Crespan.
A FITO FRAU divulga o uso tradicional de plantas medicinais na cultura local de descendência alemã, socializando saberes e as relações de gênero e geração. São 14 plantas medicinais inseridas na figura do corpo humano representado em forma de um canteiro de uma “FRAU” mulher na língua alemã.
O canteiro está localizado no Parque de Exposições Egon Júlio Goelzer – Feicap, no espaço de convivência ao lado do CTG Missioneiro dos Pampas. A metodologia foi apresentada durante a realização da 16º Feicap, retratando uma forma didática de ensinar sobre as plantas medicinais, e seu uso tradicional.
Depois da visita ao canteiro de plantas medicinais da Fito frau, o grupo também teve a oportunidade de conhecer o Jardim Temático Genealógico Rückert-thal, recebidos pelo proprietário, o artesão Mauro Rückert, artista local que retrata através de sua arte a história da sua família.
Ao final do dia, os idosos retornaram para casa encantados com as visitas, com o que aprenderam, o que viram e o que puderam registrar por fotos e vídeos para quando chegar em casa, mostrar para a família.
Para os trabalhadores dessa rede de assistência social fica a lição: “nunca é tarde para aprender, pois temos aqui, bem perto, muitas riquezas naturais e culturais que merecem ser conhecidas”.