Pousou em Santo Ângelo, às 18h12 desta terça-feira (18/10), o primeiro voo regular vindo de São Paulo para a cidade das Missões, operado pela Gol Linhas Aéreas. O Boeing 737-800 decolou do aeroporto internacional de Guarulhos (SP).
O governador Ranolfo Vieira Júnior esteve no aeroporto regional Sepé Tiaraju para acompanhar o desembarque inaugural. Com a nova rota, a região das Missões, importante polo produtivo e turístico no Estado, passa a ter conexão direta com São Paulo e fica mais próxima de outros destinos no Brasil e do mundo.
“Este é um momento histórico, resultado da união de muitos esforços. A região missioneira agora está ligada diretamente a São Paulo. Vai, sem dúvida, significar uma mudança na realidade da região em relação ao desenvolvimento, para o qual a aviação é tão importante. O Rio Grande do Sul é o Estado com maior número de voos regionais e o que mais tem municípios com voos diretos para São Paulo. Com este Santo Ângelo, já são sete cidades com essa opção que significa tanto para o desenvolvimento econômico”, disse.
Desde o ano passado, o RS se tornou o Estado com o maior número de voos regionais e o que mais tem maior número de municípios com voos diretos para São Paulo. Em 2022, a Gol iniciou as ligações aéreas para Pelotas e Uruguaiana e, agora, Santo Ângelo. Em novembro, será a vez de Santa Maria.
Os passageiros foram recebidos no aeroporto Sepé Tiaraju com um generoso café de cambona, tradicional da região, oferecido pelo município de São Nicolau. À frente da tripulação do voo inaugural estavam o comandante Adriano Castanho, piloto, e Mateus Rodrigues, copiloto, ambos nascidos na região, em São Miguel das Missões. Serão três frequências semanais, ida e volta, às terças, quintas e sábados.
O governador participou do corte da faixa do voo de retorno, o G3 1197, que decolou de Santo Ângelo para Guarulhos no fim da tarde desta terça (18).
“Inauguramos com enorme expectativa a terceira nova base da Gol no Rio Grande do Sul neste ano. Como Capital das Missões, Santo Ângelo desempenha um papel essencial no noroeste gaúcho como receptora e emissora de turistas e clientes que viajam a negócios. A chegada à região representa um ganho sem precedentes para todos os envolvidos”, disse Ciro Camargo, gerente de Relações Governamentais da Gol.
Em Santo Ângelo, os voos vão ocorrer três vezes na semana, tanto de ida quanto de volta: terças, quintas e sábados. Em São Paulo, as aeronaves vão partir e pousar no Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos).
Entre os dias 18 e 29 de outubro, um avião com 138 passageiros sai de São Paulo às 15h45 e pousa em Santo Ângelo às 17h30. No sentido contrário, decola um avião às 18h10 com pouso previsto para às 19h55. Na plataforma da companhia aérea, os preços das passagens aéreas só de ida da cidade gaúcha para São Paulo, começavam em R$ 1.821,37. Se as passagens forem compradas com antecedência, os preços tendem a ser menores, informou a companhia. Além disso, no período de 20 de dezembro a 26 de janeiro, haverá voos diretos da Azul, ligando Santo Ângelo a Florianópolis. Serão nas terças e quintas, com saída às 10h15 e chegada na capital catarinense às 11h55. Os voos para Porto Alegre continuam diários, com saída às 14h.