Desde este domingo, 9, estão em vigor as novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a rotulagem de alimentos, e que foram aprovadas em outubro de 2020. Foram seis anos de debate e dois anos adicionais para adaptação das indústrias de alimentos.
Com isto, alimentos ricos em açúcar, sódio e gordura terão um desenho de lupa na frente das embalagens, e as tabelas nutricionais terão esquema de cores predefinido e padronização de porções. A resolução determina que os produtos com adição de ingredientes como açúcar, sódio e gorduras devem ter o desenho de uma lupa em sua embalagem frontal, como forma de chamar a atenção do consumidor. A sinalização também terá uma frase indicando a presença de alto teor do elemento em questão.
As tabelas nutricionais dos alimentos devem apresentar informações referentes a porções padronizadas de 100 g para alimentos sólidos e de 100 ml para líquidos. A divulgação de informações baseadas em porções e unidades também está permitida e deve ser incluída de forma adicional aos novos padrões.
As tabelas devem ser desenhadas com fundo branco e letras pretas para facilitar a leitura, e com dimensões mínimas em milímetros, dependendo do tamanho das embalagens.