06/10/2022 às 18h10min - Atualizada em 06/10/2022 às 18h10min

Programas “Melhor em Casa – Cuidar Bem” e “Ambulatório do Idoso” iniciam em Três Passos

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos iniciou hoje (06), o programa “Melhor em Casa – Cuidar Bem”, para garantir a promoção à saúde, prevenção e reabilitação dos pacientes acamados e idosos acima de 60 anos.

A atenção domiciliar (AD) é a forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente, é caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.

O Melhor em Casa Cuidar Bem é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível agora em Três Passos e é oferecido de acordo com a necessidade do paciente, a partir do atendimento de equipe multidisciplinar.

A Equipe do Melhor em Casa Cuidar Bem é composta pelo Médico Geriatra Dr. Geolar Avila, do Técnico de Enfermagem Stefano, ainda com o suporte das equipes da Saúde da Família como Enfermeiro(a), Psicóloga, Nutricionista, Dentista, Educador Físico, Médico Clínico, além da vinculação com os Agentes Comunitários de Saúde.

Como receber atendimento domiciliar?

O Serviço de Atendimento Domiciliar, por meio do programa Melhor em Casa Cuidar Bem do Município de Três Passos terá seu acesso por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica que o paciente pertence, onde a própria equipe do ESF fará o agendamento da visita da Equipe do Melhor em Casa Cuidar Bem.

Juntamente com o Programa Melhor em Casa Cuidar Bem, está aberto também o AMBULATÓRIO DO IDOSO, servindo de suporte para as equipes de Saúde da Família. Este serviço visa atender os idosos acima de 60 anos que conseguem se deslocar até o atendimento.

Para acessar estes dois serviços: Melhor em Casa - Cuidar Bem e Ambulatório do Idoso, os agendamentos serão realizados pelo ESF.

Junto com estes atendimentos a Secretaria de Saúde iniciará no dia 14 de outubro, o Cursos Cuidadores de idosos. Foram ofertadas 45 vagas que em menos de uma semana foram esgotadas. Será ministrada pelo Dr. Geolar terá vários assuntos abordados, para garantir uma formação de qualidade, para que estas pessoas possam cuidar dos idosos de forma capacitada.

 
 
 Prefeitura de Três Passos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp