Na manhã de terça-feira (27), o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º RC MEC) realizou a formatura de Juramento à Bandeira Nacional, no Município de Três Passos, onde 47 jovens foram dispensados do serviço militar.
Além dos militares, esteve presente o Prefeito Municipal de Três Passos e Presidente da Junta de Serviço Militar, Arlei Luis Tomazoni, a Secretária de Serviço Militar 087, Gissilaine Teles de Lima, o Presidente da Comissão de Seleção, Capitão Enrique, e o Secretário da Junta Militar de São Borja, Delmerson Saldanha.
A solenidade teve por objetivo a prestação do compromisso perante a Bandeira Nacional pelos cidadãos da Classe de 2004 e realizar a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos dispensados da prestação do serviço militar inicial no ano de 2022, conforme prevê a Lei do Serviço Militar.
O Juramento à Bandeira é um ato de cidadania e compromisso que deve ser lembrado pelo cidadão, após a dispensa do serviço militar. Por ser um dever cívico, está estabelecido na Constituição Federal, onde o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público e matricular-se em faculdades e demais sanções previstas no Regulamento do Serviço Militar. Em tempos de paz, o serviço militar no Brasil vai dos 18 aos 45 anos.
O Juramento à Bandeira, seguido do Hino Nacional, é uma forma dos compromitentes jurarem honra, integridade e defenderem a Pátria com sua própria vida.